IBOPE revela hábitos de consumo dos evangélicos no Brasil

São Paulo – Levantamento mostra que evangélicos tem casa própria, cartão de crédito e pretendem comprar TV de LCD nos próximos meses.

Como comprovado pela pesquisa Ibope, a pedido da organização da EXPOCRISTÃ, que neste ano acontece de 07 a 12 de setembro no Expo Center Norte em São Paulo, os evangélicos tem poder de compra e movimentam segmento de produtos. Pelo estudo realizado com líderes, lojistas e visitantes da edição 2009, 70% deles têm carro próprio, pretendem comprar, nos próximos meses, TV de LCD/LED (cerca de 40%).

A pesquisa quantitativa foi realizada com 530 pessoas durante o evento que reuniu 153 mil pessoas. Foram entrevistas pessoais que incluíram líderes religiosos, lojistas, visitantes da edição 2009. A margem de erro de 4,2% com nível de confiança de 95%. 

Do total dos entrevistados 66% eram homens e 34% são mulheres com media de 34 anos. Os perfis de visitantes são das classes B e C, com 56% e 32%, respectivamente.

Dos líderes entrevistados 70% têm carro e pretendem comprar, nos próximos seis meses, TV de Plasma/LCD e LED – cerca de 40%. No quesito bens e serviços, 19% dos evangélicos pretendem adquirir celular, TV por assinatura (21%) e computador (22%)

Pela pesquisa 75% dos freqüentadores tem imóvel próprio, 58% cartão de crédito; 50% plano de saúde e pretendem gastar seus rendimentos nos próximos seis meses com roupa esporte (camiseta, jeans, shorts), 79% e roupa social (68%).

Do grupo entrevistado, 86% freqüentam a igreja 7,6 vezes no mês, vão a restaurante uma vez por semana (27%) e não freqüentam estádio de futebol (82%). A música é instrumento de identificação do grupo: 98% ouvem música com freqüência e 73% compram livro mensalmente. A pesquisa apontou ainda que 73% assistem programas religiosos regularmente. Silas Malafaia, preletor da celebração inaugural da EXPOCRISTÃ, tem 49% da preferência. R.R Soares vem em segundo com 38%.

Para o presidente da EBF COMUNICAÇÕES, empresa organizadora da EXPOCRISTÃ, Eduardo Berzin Filho, o comportamento do consumidor cristão está mudando com tempo. Ele está ficando cada vez mais exigente e buscando marcas de qualidade. “ As empresas estão descobrindo o potencial de se investir no segmento cristão. È um segmento fiel, ávido por bons produtos. Uma prova que neste ano empresas como Sony, Som Livre, Ediouro, EMI, estão trabalhando neste grupo que deve representar 50% da população brasileira até 2020”, enfatizou.

O segmento cristão movimenta segundo estimativas de mercado, R$ 1 bilhão de reais em produtos por ano, atraindo investidores de toda parte do mundo. Este crescimento de mercado poderá ser conhecido durante a EXPOCRISTÃ, que acontece de 07 a 12 de setembro no Expo Center Norte em São Paulo. A edição 2009 reuniu 153 mil pessoas considerada a maior da América Latina.

Neste ano estão programados lançamentos com Diante do Trono, biografia de Aline Barros, shows com cantores, livros motivacionais e de auto-ajuda. Além de produtos como camisetas, viagens, produtos de beleza, jóias, tecnologia, entre outros.
A celebração inaugural acontecerá no dia 08 de setembro com participação de autoridades civis, religiosas e eclesiásticas. O preletor será o pastor Silas Malafaia, apresentador do programa Vitória em Cristo.

AI/UNO

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *