Aumento de matrículas na Educação Profissional de Santa Catarina

Florianópolis – Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) como ponte vital para o mercado de trabalho. Este foi mais um dos aspectos apontados pela análise da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apresentados no 1º dia da Conferência Internacional de Especialistas em Educação, nesta quarta.

De acordo com a irlandesa Mary Canning, membro da OCDE, a EPTNM tem relações muito mais próximas com a Educação Profissional e Tecnológica de Nível Superior (EPTNS) desde 2008. “É importante integrar e articular programas já existentes de todas as esferas com os que estão por vir. Essa é a melhor maneira de compartilhamento e cooperação de conhecimentos e atividades”, conclui ela.

O estudo também apontou para o crescimento do número de matrículas. De acordo com os especialistas, enquanto São Paulo tem 9% das EPTNMs estaduais, Santa Catarina possui 66%.  De 2007 a 2009, houve crescimento de mais de 1.900 matrículas nos Centros de Educação Profissional (CEDUPs) – integrantes do sistema EPTNM – no Estado.

As análises também evidenciaram que, desde 2005, Santa Catarina conduz um projeto de longo prazo para conceber, desenvolver e testar uma nova abordagem de integração. “A interdisciplinaridade e a convergência de áreas de conhecimento precisam estar alinhadas com a empregabilidade e objetivos funcionais”, lembra Mary Canning ao comentar sobre o projeto.

Atualmente, existem 205 cursos distribuídos pelo Estado que, segundo o gerente de Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (SED), Isaac Ferreira, são motivadores do desenvolvimento profissional. “Esse modelo de ensino permite ao educador não ser apenas um repetidor de fragmentos isolados da ciência, mas um articulador”, comenta ele.

AI/Redação24Horas

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