Joinville – As seis cidades do Brasil com as maiores participações no PIB do país são : São Paulo (SP), 11,8%; Rio de Janeiro (RJ), 5,1%; Brasília (DF), 3,9%; Curitiba (PR), 1,4%; Belo Horizonte (MG),1,4% e Manaus (AM), 1,3%.
A Secretaria de Estado do Planejamento de Santa Catarina, em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgou nesta sexta-feira (10) os resultados do Produto Interno Bruto dos Municípios Catarinenses de 2008, compatíveis com os resultados e as metodologias da Contas Regionais e Contas Nacionais Brasileiras.
Segundo as faixas de distribuição acumulada do PIB, para o ano de 2008, pode-se destacar que dos 293 municípios, apenas três – Joinville, Itajaí e Florianópolis – que representam 1,02% dos municípios, concentram 25,57% do
PIB e 17,59% da população.
Os cinco municípios que tiveram maior participação no Produto Interno Bruto do Estado em 2008 foram Joinville, Itajaí, Florianópolis, Blumenau e Jaraguá do Sul.
Se considerarmos os 100 maiores municípios brasileiros em relação ao PIB, esses cinco municípios são classificados da seguinte forma: Joinville na 30ª posição, Itajaí na 39ª, Florianópolis na 50ª, Blumenau na 56ª e Jaraguá do Sul na 92ª. Estes cinco municípios concentram 35,46% do PIB e 24,73% da população estadual.
Joinville, além de ser o município mais populoso do Estado, faz parte do pólo eletro-metal-mecânico de Santa Catarina. Tem como principal atividade econômica a Indústria, e como subatividade a Fabricação de Máquinas e Equipamentos.
Itajaí destaca-se no setor serviços, mais especificamente o comércio exterior – Programa Pró-Emprego de Santa Catarina – que concede incentivos fiscais para que empresas importem pelos portos catarinenses, com isso, um grande número de empresas importadoras se instalaram em Itajaí.
Florianópolis, além de ser a capital administrativa do Estado, é o segundo maior município em população e concentra atividades econômicas ligadas ao setor de serviços, governo, educação e turismo, e perde a segunda posição para Itajaí em função da arrecadação de impostos, uma vez que Florianópolis mantém a 2ª posição no valor adicionado.
Blumenau tem suas atividades econômicas voltadas ao setor industrial, principalmente na subatividade fabricação de produtos têxteis, além da WEG Industrial S A fabricante de motores elétricos.
Jaraguá do Sul forma junto com Joinville o pólo eletro-metal-mecânico do Estado, tendo relevância no setor da Indústria e no setor de serviços –
comércio atacadista e varejista. O município vem ganhando participação no PIB ao longo da série, em função do bom desempenho da WEG industrial, fabricante de motores elétricos.
A contribuição dos setores da economia para este resultado foi de 8,04% com a Agropecuária; 34,44% com a Indústria, e 57,52% com os Serviços, no Valor Adicionado Bruto.
A repartição do PIB estadual entre os municípios de Santa Catarina permite identificar as áreas segundo o grau de desenvolvimento econômico, conhecer suas dinâmicas e tendências, possibilitando o planejamento de políticas públicas e a alocação de recursos públicos.
Participação percentual dos Setores de Atividade na composição do Valor Adicionado Bruto, segundo os cinco maiores municípios em relação ao PIB – 2008
Joinville:
Agropecuária – 0,30
Indústria – 45,22
Serviços – 54,48
Itajaí:
Agropecuária – 0,64
Indústria – 15,47
Serviços – 83,89
Florianópolis:
Agropecuária – 0,37
Indústria – 13,19
Serviços – 86,44
Blumenau:
Agropecuária – 0,22
Indústria – 38,86
Serviços – 60,92
Jaraguá do Sul:
Agropecuária – 0,55
Indústria – 56,49
Serviços – 42,96
ai/UNO