Em Brasília foi posta em funcionamento a primeira estação terrestre do sistema russo de navegação por satélite Glonass no Hemisfério Ocidental.
“Entre as agências espaciais da Rússia e do Brasil foi celebrado um programa de cooperação na utilização do sistema Glonass. O início de funcionamento desta estação de monitoramento é um exemplo concreto de sua implementação. Tais estações permitirão aumentar a precisão do sinal e melhorar as caraterísticas de todo o sistema Glonass”, disse Serguei Saveliev, diretor-adjunto da agência espacial Roscosmos.
Esta estação, a primeira montada fora da Rússia, é um importante componente para a redução do erro de posicionamento do GLONASS – Sistema de Navegação Global por Satélite –, que proporciona com eficiência um serviço mundial de navegação em tempo real e serviços de tempo de atualização do posicionamento para um ilimitado número de usuários na terra, no mar, no ar e no espaço, semelhante ao Sistema Posicionamento Global (GPS). A instalação da base na UnB beneficiará pesquisas na área aeroespacial, desenvolvidas nos laboratórios de Automação e Robótica (LARA) e de Engenharia Biomédica (LAB) da universidade.
Foto: RIA NOVOSTI
VdR/UNO