Na próxima vez que você estiver em uma entrevista de emprego, lembre-se: a primeira impressão é a que fica. Certifique-se de que seus primeiros 6 minutos e 25 segundos causem uma boa impressão. Segundo uma pesquisa, este é exatamente o tempo que você tem para conquistar o emprego dos seus sonhos. Esses momentos são cruciais, pois os entrevistadores precisam de apenas 385 segundos para decidir se você é o candidato certo para a vaga.
Você sabia que os primeiros 6 minutos e 25 segundos de uma entrevista de emprego são cruciais para causar uma boa impressão numa entrevista e conquistar o emprego dos seus sonhos?
A pesquisa entrevistou gerentes e funcionários sobre suas experiências em entrevistas. Mais de dois terços dos empregadores (71%) disseram que eliminam imediatamente candidatos com tatuagens visíveis. O estudo mostra como as primeiras impressões podem arruinar completamente a possibilidade de um candidato conseguir uma vaga de emprego. Além disso, seis em cada dez chefes (62%) afirmam que a forma como o entrevistado se veste tem um grande impacto na sua empregabilidade.
Patrões querem que os candidatos sejam capazes de manter contato visual durante a conversa (82%). Também dizem que a qualidade da conversa informal influencia sua decisão. Mais da metade (55%) também toma a decisão com base na força do aperto de mão.
Os atributos mais importantes considerados pelos empregadores são:
- Experiência do candidato (36%)
- Primeiras impressões (24%)
- Formação (12%)
Parece que a maioria dos candidatos a emprego (70%) também é influenciada por suas primeiras impressões. Eles decidem se aceitam o emprego com base no aperto de mão do entrevistador e na qualidade da conversa informal.
Corinne Sweet, psicóloga comportamental organizacional, disse: “Nós fazemos suposições instantâneas sobre as pessoas e podemos julgá-las severamente ou formar fantasias. Estas são baseadas em fatores externos, incluindo estilo, tatuagens, cor da pele e sotaque. Essas impressões podem estar certas ou erradas, mas os candidatos devem saber que os empregadores estão formando uma opinião sobre eles desde o primeiro contato“.
Ela acrescenta: “Além disso, os empregadores devem entender que os candidatos também estão formando suas impressões. As primeiras impressões precisam ser apoiadas por desempenho, mas estar a um passo da contratação e ter sucesso durante a entrevista é o principal desafio nos dias de hoje”.
O Que Não Fazer em uma Entrevista
Os cinco principais erros em entrevistas incluem:
- Aperto de mão frouxo
- Não saber nada sobre o cargo ou a empresa
- Chegar atrasado
- Cheirar mal – seja por odor corporal ou cigarro
- Estar sob efeito de álcool ou drogas
O Que Entrevistadores Procuram
Os fatores mais importantes que os entrevistadores consideram são:
- Pontualidade (96% concordam que isto é importante)
- Nível de preparação (93% concordam)
- Capacidade de manter contato visual (82% concordam)
- Aparência pessoal (73% concordam)
- Qualidade da conversa informal (60% concordam)
- Força do aperto de mão (55% concordam)
Conclusão
Lembre-se, a primeira impressão é crucial. Prepare-se bem, mantenha contato visual, e mostre-se confiante e bem informado. Com essas dicas, você estará mais próximo de conquistar o emprego dos seus sonhos.
Ai/UNO