Como Causar uma Boa Impressão em Entrevista de Emprego

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Na próxima vez que você estiver em uma entrevista de emprego, lembre-se: a primeira impressão é a que fica. Certifique-se de que seus primeiros 6 minutos e 25 segundos causem uma boa impressão. Segundo uma pesquisa, este é exatamente o tempo que você tem para conquistar o emprego dos seus sonhos. Esses momentos são cruciais, pois os entrevistadores precisam de apenas 385 segundos para decidir se você é o candidato certo para a vaga.

Você sabia que os primeiros 6 minutos e 25 segundos de uma entrevista de emprego são cruciais para causar uma boa impressão numa entrevista e conquistar o emprego dos seus sonhos?

A pesquisa entrevistou gerentes e funcionários sobre suas experiências em entrevistas. Mais de dois terços dos empregadores (71%) disseram que eliminam imediatamente candidatos com tatuagens visíveis. O estudo mostra como as primeiras impressões podem arruinar completamente a possibilidade de um candidato conseguir uma vaga de emprego. Além disso, seis em cada dez chefes (62%) afirmam que a forma como o entrevistado se veste tem um grande impacto na sua empregabilidade.

Patrões querem que os candidatos sejam capazes de manter contato visual durante a conversa (82%). Também dizem que a qualidade da conversa informal influencia sua decisão. Mais da metade (55%) também toma a decisão com base na força do aperto de mão.

Os atributos mais importantes considerados pelos empregadores são:

  1. Experiência do candidato (36%)
  2. Primeiras impressões (24%)
  3. Formação (12%)

Parece que a maioria dos candidatos a emprego (70%) também é influenciada por suas primeiras impressões. Eles decidem se aceitam o emprego com base no aperto de mão do entrevistador e na qualidade da conversa informal.

Corinne Sweet, psicóloga comportamental organizacional, disse: “Nós fazemos suposições instantâneas sobre as pessoas e podemos julgá-las severamente ou formar fantasias. Estas são baseadas em fatores externos, incluindo estilo, tatuagens, cor da pele e sotaque. Essas impressões podem estar certas ou erradas, mas os candidatos devem saber que os empregadores estão formando uma opinião sobre eles desde o primeiro contato“.

Ela acrescenta: “Além disso, os empregadores devem entender que os candidatos também estão formando suas impressões. As primeiras impressões precisam ser apoiadas por desempenho, mas estar a um passo da contratação e ter sucesso durante a entrevista é o principal desafio nos dias de hoje”.

O Que Não Fazer em uma Entrevista

Os cinco principais erros em entrevistas incluem:

  1. Aperto de mão frouxo
  2. Não saber nada sobre o cargo ou a empresa
  3. Chegar atrasado
  4. Cheirar mal – seja por odor corporal ou cigarro
  5. Estar sob efeito de álcool ou drogas

O Que Entrevistadores Procuram

Os fatores mais importantes que os entrevistadores consideram são:

  1. Pontualidade (96% concordam que isto é importante)
  2. Nível de preparação (93% concordam)
  3. Capacidade de manter contato visual (82% concordam)
  4. Aparência pessoal (73% concordam)
  5. Qualidade da conversa informal (60% concordam)
  6. Força do aperto de mão (55% concordam)

Conclusão

Lembre-se, a primeira impressão é crucial. Prepare-se bem, mantenha contato visual, e mostre-se confiante e bem informado. Com essas dicas, você estará mais próximo de conquistar o emprego dos seus sonhos.

Ai/UNO

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