Panelinha no trabalho prejudica o sucesso da empresa?

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Panelinha no ambiente de trabalho é muito ruim para  empresa. As panelinhas fazem com que os funcionários que não fazem parte delas se sintam menos importantes ou dignos. E isso prejudica muito os negócios.

Há sete razões principais porque as panelinhas no local de trabalho prejudicam tanto uma empresa.

Florianópolis – Mas antes é preciso ressaltar que toda empresa quer que seus funcionários se deem bem no ambiente de trabalho. Afinal, o trabalho em equipe é essencial para o sucesso de uma empresa.

Entretanto, grupos de funcionários podem formar uma panelinha no trabalho. Quando isso acontece, é prejudicial para a moral dos funcionários e pode levar ao assédio moral no local de trabalho.

Eles geralmente não se socializam fora do grupo

A união excessiva de um pequeno grupo é ruim para a empresa porque quem está de fora fica distraído e insatisfeito com o ambiente de trabalho. Quem está fora da panelinha pode gastar mais energia tentando lidar com o grupo do que em seu trabalho real.

Além do mais, panelinhas podem se tornar mais sobre o grupo do que sobre a empresa. Portanto, isso afeta os resultados da empresa. E faz com que bons funcionários saiam da empresa quando ficam cansados e fartos.

Eles prosperam quando ninguém aborda seu comportamento

É fundamental acabar com as panelinhas assim que eles começarem. Quando alguém da liderança perceber que ela existe, deve resolver isso imediatamente. Mas tente não exagerar.

Apesar de ser importante que haja união entre todos os funcionários, o líder deve ter cuidado para não punir os funcionários por terem amigos íntimos no trabalho. Certifique-se de saber a diferença entre uma panelinha e um grupo de amigos antes de intervir e separá-los.

Eles condenam outros funcionários ao isolamento 

Uma maneira de evitar que os funcionários coloquem os outros em isolamento é atribuí-los a projetos de grupo em vez de permitir que escolham seus próprios grupos. Quando é permitido que os funcionários escolham seus próprios grupos, podemos estar abrindo a porta para o bullying no local de trabalho.

Ao selecionar o grupo, você garante que eles incluam pessoas fora de seu círculo de amigos. Grupos pré-selecionados também dão aos funcionários a oportunidade de aprender a trabalhar com diferentes tipos de pessoas.

Uma pesquisa feita pelo site de empregos Career Builder, com três mil trabalhadores, constatou que as panelinhas fazem parte de 43% dos ambientes de trabalho.

O assunto é polêmico, mas será que prejudica a produtividade? Janaina Manfredini, lembra que ela pode ser positiva quando é formada para unir as pessoas e potencializar conhecimento e resultados. Mas em muitos caso uma panelinha pode ser sinônimo de problema.

“A panelinha indica imaturidade da equipe. Muitas vezes ela serve pra fazer fofoca, falar mal das pessoas. Normalmente cria um clima de cumplicidade encobrindo pequenos ou grandes deslizes. Elas são justificadas pela “afinidade”, o que nem sempre é verdade. Às vezes, a única afinidade é uma pessoa ou líder que o grupo conscientemente ou inconscientemente quer eliminar”, explica Janaina Manfredini.

Eles costumam ter vários tipos de Agressão

Devemos lembrar que nem todos os agressores são iguais. Alguns agressores são muito dissimulados e manipuladores. Como resultado, esse tipo de bullying é difícil de reconhecer.

Procure entender o que constitui assédio moral no local de trabalho. Isso o ajudará a identificar problemas de bullying no local de trabalho em sua empresa e a eliminar panelinhas.

Uma panelinha geralmente contêm fofocas, traições e boatos

Nada perturba mais o ambiente de trabalho do que os boatos do escritório. Devemos procurar saber se os funcionários possam identificar os perigos da fofoca e da disseminação de boatos no local de trabalho.

Os funcionários devem ser ensinados sobre o que constitui bullying no local de trabalho e como eles devem reagir quando testemunharem o bullying no local de trabalho.

Pode haver cyberbullying nas panelinhas

Enfatize para seus funcionários a importância de pensar antes de postar algo online. A mentalidade de grupo de uma panelinha geralmente leva os funcionários a tirar fotos e vídeos embaraçosos de outros funcionários e publicá-los nas mídias sociais.

Fotos e vídeos não se limitam a quem está fora do grupo. Às vezes, suas ações beiram o cyberbullying no local de trabalho.

Panelinha exige adaptação

Para fazer parte de uma panelinha quem estar fora precisar ser parecido. Isto faz com que os funcionários se sintam seguros. Mas também atrapalha a produtividade.

As pessoas se sentem desencorajadas a pensar fora da caixa ou sugerir novas ideias porque não querem criar atritos ou ser diferentes. Enfatize para seus funcionários que você está procurando ideias novas e novas e que não quer abordagens padronizadas para os problemas.

Tente fazê-los ver que você não quer que eles sejam como todo mundo no trabalho. Os funcionários devem saber que você valoriza a criatividade e a autenticidade de seus funcionários. Ao fazer isso, você desencorajará a mentalidade semelhante que mantém as panelinhas unidas.

Se o funcionário se enquadrar em um grupo específico no local de trabalho, deve trabalhar para expandir seu círculo social. Deve passar algum tempo com pessoas fora do seu grupo normal. Iniciar conversas com novas pessoas e recusar-se a falar negativamente sobre os outros.

Garanta a clareza sobre as políticas de sua empresa em relação ao uso de mídia social. Os funcionários precisam perceber que essas diretrizes se aplicam tanto no escritório quanto fora dele.

“Se os gestores não perceberem a manipulação, a panelinha pode ganhar credibilidade. Afinal são várias pessoas semeando as mesmas opiniões”, ressalta a coach Janaina Manfredini.

Por outro lado é importante frisar que a afinidade é importante no ambiente corporativo. “Grupos potencializadores contribuem para a melhoria do rendimento e o aumento do comprometimento, já que a qualidade do ambiente de trabalho é um dos fatores fundamentais para manter um colaborador motivado. São grupos em que mesmo quando um dos membros comete atitudes indesejadas, conversam abertamente”, fala Janaina Manfredini.

Fonte:
https://www.janainamanfredini.com/
https://www.careerbuilder.com/
UNOPress

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