Joinville – Neste sábado (27), na Estação da Memória, a cidade tem um encontro com a Música Pura, com a realização da 8º Joinville Jazz Festival, que nesta edição será caracterizado pela Virada do Jazz: 12 horas de música instrumental, das 10 às 22 horas.
Nesse período, serão promovidos 9 shows com músicos de Joinville, Itajaí, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. O festival é realizado pelo Instituto Joinville Jazz, com o apoio da Prefeitura de Joinville, por meio da Fundação Cultural de Joinville, sendo um projeto incentivado pelo Governo do Estado, graças ao Funcultural.
Neste ano, o festival será totalmente gratuito e irá valorizar especialmente os músicos locais com o Palco Livre, destinado aos artistas que quiserem se apresentar nos intervalos. As inscrições devem ser feitas no local do evento.
Embora as apresentações musicais estejam concentradas no sábado, o festival já começa nesta quinta-feira, com o início da Oficina em Ensaio Aberto, com Heraldo Do Monte, uma estrela da música instrumental brasileira que fará o show de encerramento ao lado de músicos locais que forma a Joinville All Star Band 2010. A oficina gratuita será nesta quinta e sexta, das 14 às 17 horas, no Conservatório Belas Artes.
CLUBINHO: aula e prática para crianças
Desta vez, o Clubinho do Jazz, aberto a crianças de 9 a 12 anos, será diferenciado com a presença de novos mestres, o baterista Robertinho Silva e Suzana Machado. O baterista carioca Robertinho Silva é considerado uma lenda viva da percussão e bateria brasileira, um dos músicos mais experimentados do país. Traz no currículo apresentações ao lado das maiores estrelas da música brasileira, como Milton Nascimento, com quem trabalhou por 26 anos. Suzana Machado também é carioca e estudiosa musical e realiza cursos de capacitação em Educação Musical em ONGs, Oficinas de Construção de Instrumentos com material reciclável e Prática de Coral.
O Clubinho com Robertinho Silva e Suzana Machado será promovido no dia 27 de novembro, das 10 às 12h30, na Estação da Memória. Para as crianças participantes, tanto haverá a chance de aprender com estes excelentes mestres, como também de mostrar o que aprenderam numa apresentação descontraída, às 13 horas. Inscrições gratuitas no local do evento.
CHORINHO: na Estação
A já tradicional cena do Chorinhotambém está contemplada na Estação do Jazz, trazendo o melhor músico do gênero do mundo, na atualidade: o bandolinista Danilo Brito. A apresentação é imperdível e será realizada às 14h30.
Danilo é um jovem com carreira prodigiosa de talento e reconhecido. Aos 19 anos, foi nomeado o melhor instrumentista brasileiro pelo júri do Prêmio Visa. Com sua interpretação própria, virtuosidade e criatividade musical, se tornou um grande conhecedor dos estilos brasileiros, seus intérpretes e compositores.
PROGRAMAÇÃO 8º JOINVILLE JAZZ FESTIVAL – VIRADA DO JAZZ
9 SHOWS GRATUITOS
Dia 27 – 10 às 22 horas
Local: Estação da Memória, Estação Ferroviária Joinville
1. 10 horas: DEDO DE PROSA (Joinville)
2. 11h30: CÁSSIO MOURA e GRUPO (Florianópolis)
3. 13 horas: CRIANÇAS do CLUBINHO, com ROBERTINHO SILVA & SUZANA MACHADO (Rio de Janeiro)
4. 14h30: CHORINHO NA ESTAÇÃO – DANILO BRITO (São Paulo)
5. 16 horas: ENTREVERO (Florianópolis)
6. 17h30: ARNOU DE MELLO (Itajaí)
7. 19 horas: MANO A MANO TRIO (Curitiba)
8. 20h30: ANA PAULA SILVA (Joinville)
9. 22 horas: HERALDO DO MONTE & JOINVILLE ALL STAR BAND (São Paulo e Joinville)
CLUBINHO DO JAZZ
Dia 27 – 10 às 12h30: clubinho / 13 horas: apresentação ao público
Local: Estação da Memória, Estação Ferroviária Joinville
COMROBERTINHO SILVA & SUZANA MACHADO
OFICINAS EM ENSAIO ABERTO
Guitarra – Bateria – Baixo – Sopros – Teclado
Dias 25 e 26 – das 14 às 17 horas – no Conservatório Belas Artes
HERALDO DO MONTE & JOINVILLE ALL STAR BAND
ai/UNO
—
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7716 / 9109-4526 / 9921-4527
ai/UNO