Joinville – A Secretaria da Saúde, por meio do Programa de Combate à Dengue de Joinville, encontrou e eliminou três focos da doença na cidade, na última semana, localizados na Zona Industrial, no Centro e no Atiradores. As pesquisas de prevenção são realizadas durante o ano inteiro através de aproximadamente 1.900 armadilhas instaladas em pontos estratégicos, os quais são visitados semanalmente. A vistoria em terrenos de empresas é feita a cada 15 dias.
De acordo com a coordenadora do Combate à Dengue, Luciane Almeida, nos períodos de maior risco de proliferação do mosquito da dengue, estações com dias quentes e chuvosos, o controle continua o mesmo, com aumento de atividades educativas para a comunidade. Nos lugares onde são encontrados
os focos, a equipe abre um raio de 300 metros e inspeciona todos os locais dentro dessa área. Em depósitos onde a água não pode ser eliminada, é usado larvicida.
A população também deve ter cuidados, como tampar recipientes que possam acumular água, limpar o bebedouro dos animais domésticos uma vez por semana, guardar garrafas de cabeça para baixo e manter o lixo tampado e seco. Os sintomas da dengue clássica são dores na cabeça, olhos e juntas,
fraqueza, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. A transmissão se dá somente por intermédio do mosquito, sendo que não ocorre quando há contato direto com o doente.
Fonte: Assessoría de Imprensa