Piçarras – O 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Itajaí abre, dia 29, as inscrições para o curso de formação de guarda-vidas civil. Os interessados terão até o dia 16 de outubro para se candidatar a uma vaga na Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes (Setuce). Para se inscrever é necessário ter habilidade em natação, ser maior de dezoito anos e não ter antecedentes criminais.
O curso preparatório será ministrado entre os meses de outubro e novembro, na Câmara Municipal de Vereadores. Os aprovados assumem os cinco postos de vigilância a partir do dia 10 de outubro, quando inicia a pré-temporada. Eles vão cumprir uma jornada de trabalho padrão de seis horas diárias, das 8h às 14h, para monitorar os sete quilômetros da orla de Balneário Piçarras.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Barra Velha, que fará a preparação e seleção dos candidatos, não há um número exato de vagas disponíveis. “Nos últimos anos, houve pouca procura e os selecionados precisaram trabalhar doze horas. Por isso, quanto mais inscrições tivermos, melhor”, afirma o soldado Maicon Edegar Nerconi, que participa da organização do processo seletivo.
Os candidatos selecionados assinam um termo de adesão ao serviço voluntário e recebem auxílio alimentação de R$45, para a jornada de 6 horas, e de R$75, para a de 12 horas. O soldado Nerconi lembra que esse período será estipulado conforme o número de aprovados no curso.
Quem já atuou como guarda-vidas voluntário na temporada anterior precisará fazer um curso de cinco dias. “A recertificação é para lembrar o conteúdo do curso e receber algumas orientações”, afirma Nerconi.
Para os novatos, o período de treinamento é de 19 de outubro a 20 de novembro, das 8h às 12h, quando os candidatos recebem noções de primeiros socorros, procedimentos de salvamento e resgate em alto mar e reanimação cardiopulmonar, em aulas teóricas e práticas.
A Setuce deve iniciar nas próximas semanas a reforma dos postos de vigilância espalhados pela orla. Além dos cinco já existentes, o Governo Municipal estuda a construção de mais dois postos no extremo norte do município, onde as condições do mar oferecem mais riscos aos banhistas.
Fonte: Assessoría de Imprensa