Polo de Educação à Distância da UDESC/UAB será implantado em Abelardo Luz

Abelardo Luz – Uma parceria entre o Governo Municipal, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) possibilitará a implantação de um Pólo de Ensino Superior Gratuito à Distância em Abelardo Luz. O primeiro curso oferecido será de Pedagogia e terá início em março de 2010.

Além de Abelardo Luz, também será aberto outro Polo em Ponte Serrada. Os dois municípios serão os únicos da região da AMAI a oferecer cursos de graduação gratuitos. Após a assinatura do convênio o Governo Municipal, juntamente com a Comissão da UDESC, trabalhará para que a unidade se torne definitivamente um Polo Presencial. "Esses municípios demonstraram interesse e foram escolhidos por méritos próprios", explica Ivair de Luca, diretor administrativo do Centro de Educação a Distância da Udesc (EAD).

O anúncio dos novos polos regionais da UDESC/UAB aconteceu durante reunião, nesta quarta-feira (23), na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, com representantes da Udesc, Gerência Regional de Educação (GERED) e de autoridades dos municípios contemplados. De Abelardo Luz participaram a secretária de Educação Iraci Chiquelero e o prefeito Dilmar Fantinelli, que de imediato aceitaram a parceria e trazer para Abelardo Luz o primeiro curso de ensino superior gratuito. "Nosso governo se preocupa com a qualidade da educação e, por isso, está disposto a investir no ensino superior. Com essa primeira parceria esperamos oferecer mais qualificação a nossos profissionais", enfatiza o prefeito.

As 40 vagas do curso de Pedagogia serão destinadas preferencialmente para atender professores que já atuam no ensino fundamental nas redes municipal e estadual. As aulas serão 20% presencial e as inscrições será pela Plataforma Paulo Freire. O ingresso dos alunos será feito mediante sorteio se houver mais demanda do que a oferta.

Contrapartida

Como contrapartida o Município ficará responsável pela estrutura física e alguns funcionários que darão suporte para o efetivo funcionamento da unidade. Os professores e tutores serão selecionados pela UDESC e pagos pelo MEC.

No Polo, o acadêmico terá acesso a biblioteca, laboratório de informática, atendimento de tutores e assitirá as aulas presenciais, além de realizar outras atividades. O local contará com um coordenador que será responsável pela parte administrativa e acadêmica, um tutor e um técnico de informática.

O Polo de Abelardo Luz  poderá atender alunos de cidades próximas como Bom Jesus, Ouro Verde, São Domingos, Ipuaçu, São Lourenço do Oeste e Xanxerê, entre outras. Futuramente poderá vir oferecer também cursos de licenciatura nas áreas de Matemática, Física, Biologia, Química e outros, através de parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Institutos Federais de Educação (IFET).

Fonte: Assessoría de Imprensa

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *