Joinville – A Unidade de Transportes e Vias Públicas da Secretaria de Infraestrutura Urbana iniciou, nesta semana, o cadastramento dos pontos de embarque e desembarque de passageiros que utilizam ônibus de fretamento.
A intenção é fazer cumprir o que já determina a Lei Municipal nº 3.575, que proíbe as empresas de fretamento de utilizarem os abrigos de ônibus para embarque e desembarque de passageiros. A preocupação da Seinfra é especificamente com a utilização das vias exclusivas destinadas ao transporte coletivo, o popular "corredor de ônibus". Todavia, em outras ruas onde não há corredores e há linha de transporte de fretamento, a proibição também vale.
"Especialmente nas vias exclusivas, o transporte de fretamento não pode atrapalhar o fluxo do transporte coletivo", explica o gerente da Unidade de transportes e vias Públicas da Seinfra, Luiz Cesar Keufner. Durante reunião realizada nesta semana, entre a Seinfra e as duas empresas permissionárias que realizam o serviço de fretamento (Gidion e Transtusa) em Joinville, foram determinados locais para parada destes coletivos.
Placas de sinalização vertical serão implantadas nestas ruas para orientar motoristas e os passageiros. O serviço de cadastramento dos pontos e das linhas de fretamento deve estar concluído na próxima semana.
AI/Redação 24 horas