Joinville – A Unidade de Drenagem da Secretaria de Infraestrutura Urbana está limpando manualmente rios e canais que cortam a região central da cidade. O serviço está sendo executado por uma equipe contratada pela Prefeitura de Joinville. São cerca de 20 homens que entram em locais onde retroescavadeiras e máquinas não conseguem entrar. A intenção é desobstruir canais, rios e córregos, muitos dos quais estão cheios de lixo e entulhos de todo tipo.
O serviço teve início no final de agosto e não tem data para acabar. "É uma ação permanente de manutenção, determinada pelo prefeito Carlito Merss
com o propósito de minimizar as cheias e oferecer conforto e segurança para toda a comunidade", explicou o secretário de infraestrutura urbana, Ariel Pizzolatti.
O trabalho teve início no rio Curtume, no bairro Guanabara. Cerca de 650 metros de extensão do rio foram limpos manualmente. Do trecho foram retirados dois caminhões cheios de lixo, entulhos de todo tipo, mato e galhos que estavam afunilando o curso do rio e impedindo o escoamento das águas. A dona de casa, Sônia Regina Corrêa, que reside ao lado do rio Curtume, na rua Guanabara, elogiou a iniciativa. "Fazia muito tempo que ninguém limpava esse rio. Agora ficou uma beleza", disse a moradora que reside no local há 15 anos.
Durante esta semana, a equipe trabalhou em todo o trecho do rio Jaguarão, que passa pelos bairros Anita Garibaldi e Centro. Segundo o ferramenteiro e morador da rua Alagoas, Jociel Urbanski, de 34 anos, que mora neste endereço há 8 anos, "este serviço vai contribuir bastante para aliviar as cheias". Ele conta que a rua Alagoas ficou com meio metro de água, depois das fortes chuvas no final de 2009. "Este rio transbordou e a gente não conseguia nem sair e nem entrar em casa", lembrou o morador.
O vice-presidente da Associação de Moradores do bairro Anita Garibaldi, Antônio José Moreira, de 65 anos, reside na rua Pernambuco. Ele elogiou este novo serviço da Prefeitura. "Vai ser muito bom este serviço para osso bairro. Vai ajudar a deixar nossa comunidade bem mais tranquila", emendou. O coordenador da Unidade de Drenagem da Seinfra, Celso Pedro de Carvalho, explica que "este trabalho de manutenção é preventivo e será permanente". Celso comenta que em muitos trechos da área central da cidade, casas foram construídas praticamente em cima de rios e só é possível realizar a limpeza com esta ação pontual.
AI/Redação 24 horas