quarta-feira, janeiro 22, 2025

O que é o déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)?

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica que acomete 3-5% das crianças e que frequentemente persiste até a idade adulta, podendo ser considerado um dos mais comuns transtornos neuropsiquiátricos.

Florianópolis – O TDAH é um dos transtornos do neurodesenvolvimento mais comuns na infância. Geralmente é diagnosticado pela primeira vez na infância e muitas vezes dura até a idade adulta.

Crianças com TDAH -Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade podem ter problemas para prestar atenção, controlar comportamentos impulsivos (podem agir sem pensar sobre qual será o resultado) ou ser excessivamente ativas.

Os principais sintomas são a dificuldade em manter a atenção, o comportamento hiperativo e de impulsividade.

Sinais e sintomas TDAH

É normal que as crianças tenham problemas para se concentrar e se comportar em um momento ou outro. No entanto, as crianças com TDAH não apenas superam esses comportamentos. Os sintomas persistem, podem ser graves e podem causar dificuldades na escola, em casa ou com amigos.

Uma criança com TDAH pode:

  • Sonhar muito acordado
  • Esquecer ou perder muito as coisas
  • Contorcer-se ou inquietar-se
  • Fala muito
  • Cometer erros descuidados ou assumir riscos desnecessários
  • Tem dificuldade em resistir à tentação
  • Tem problemas para se revezar
  • Tem dificuldade em se relacionar com os outros

Já existe um bom corpo de evidências indicando que circuitos cerebrais baseados no neurotransmissor dopamina não funcionam tão bem nos indivíduos com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Um importante estudo acaba de ser publicado pelo periódico Journal of the American Medical Association revelando que quem sofre desse problema apresenta menor atividade em duas das principais regiões relacionadas ao processo de recompensa cerebral, o mesoaccumbens e mesencéfalo, regiões fortemente vinculadas ao neurotransmissor dopamina.

Essa menor atividade foi demonstrada pela redução de receptores da dopamina D2 e D3 e de proteína de transporte da dopamina através de tomografia por emissão de pósitrons.

A dopamina é o principal componente do nosso sistema cerebral de recompensa, sistema ativado toda vez que fazemos algo que dá prazer e sinaliza ao cérebro que vale a pena repetir a experiência, já que é prazerosa.

A redução dessa atividade do sistema de recompensa está associada a alguns dos comportamentos característicos do TDAH como dificuldade em postergar uma gratificação e resposta preferencial a pequenas e imediatas recompensas do que a recompensas mais robustas e que demoram mais para chegar.

Além disso, esses circuitos cerebrais estão associados à motivação do aprendizado, e não é à toa que quem sofre de TDAH tem mais dificuldade em manter a atenção em atividades repetitivas e desinteressantes.

Os achados desse estudo reforçam a importância do uso de intervenções motivacionais que consigam aumentar a atratividade das tarefas da escola e do trabalho, especialmente entre os portadores de TDAH.

A demonstração de redução de atividade no sistema de recompensa cerebral nesses pacientes também sugere que esse é um importante mecanismo que explica a maior vulnerabilidade ao abuso de substâncias psicoativas e abre uma nova perspectiva para o tratamento da doença.

Procure um Nerologista ao identificar os sintomas no seu filho(a).

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