Campanha Julho Amarelo em Criciúma Contra Hepatite Viral

Iniciativa da Campanha Julho Amarelo tem como principal objetivo conscientizar e orientar a população sobre a hepatite viral

Criciúma – A Prefeitura de Criciúma iniciou a programação da campanha Julho Amarelo, que visa conscientizar e orientar a população sobre a hepatite viral.

A principal meta da campanha é contribuir para a eliminação do problema em saúde pública causado pelas hepatites B e C, até 2030.

“É fundamental que as pessoas saibam as informações que estamos repassando nessa campanha, para terem em mente as formas de transmissão e, também, os meios de prevenção.

O Julho Amarelo é um mês que reforça a importância da população de fazer os testes para que tenham um diagnóstico precoce”, afirma o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

A abertura do Julho Amarelo começou com uma palestra sobre o tema, ministrada pela enfermeira e responsável técnica pelo Programa Municipal de Atenção a hepatite viral, Fabiana de Brida. “É um mês inteiro, do dia primeiro ao dia 30, de enfrentamento às hepatites virais. É um desafio para todos, mas, vamos unir nossos esforços para quebrar esse silêncio. A campanha tem como finalidade reforçar as ações de vigilância e controle às hepatites virais”, informa a enfermeira.

“Assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, o Julho Amarelo é um mês que otimizamos e intensificamos as ações para que a população tenha um diagnóstico precoce”, explica a gerente de Educação Permanente em Saúde e Humanização da Secretaria Municipal de Saúde, Daiane Mendes de Assis Réus.

A programação do Julho Amarelo em Criciúma contará com quatro datas importantes. Durante o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizarão diversas ações em suas áreas de abrangência.

Na Unesc, até sexta-feira (7), serão realizadas séries de testagens e orientações para os universitários. Em seguida, durante os dias 26 e 27 de julho, o Hospital São José (HSJ) ofertará, no Paço Municipal Marcos Rovaris, testes rápidos para os profissionais de saúde da prefeitura.

O que é campanha do Julho Amarelo?

A campanha Julho Amarelo é um mês de conscientização e de luta contra a hepatite viral. Ela foi instituída no Brasil pela lei nº 13.802/2019 e tem como objetivo reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da doença.

“O mês de julho é marcado como o mês de conscientização e combates às hepatites virais, que são doenças silenciosas causadoras de inflamações no fígado. Se não tratadas oportunamente, podem evoluir para cirrose, ou até mesmo para um câncer hepático”, salienta o gerente de vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco.

O que é o Programa Municipal de Atenção às Hepatites Virais?

O município de Criciúma conta, desde 1994, com o Programa Municipal de Atenção às Hepatites Virais, serviço ligado à Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Este programa de atenção especializada serve para acompanhar e prestar atendimentos gratuitos a pacientes diagnosticados com a doença.

“O nosso programa é referência aqui no Estado de Santa Catarina. São poucos os municípios que têm um serviço de excelência como esse. Várias cidades catarinenses não possuem essa referência na região e, muitas vezes, precisam encaminhar seus pacientes para Florianópolis. Aqui em Criciúma é diferente. Nossos pacientes são tratados aqui por profissionais médicos e de enfermagem especialistas e qualificados.

É um trabalho de ponta e que viemos aprimorando cada vez mais, inclusive, com a inauguração de um Centro de Vigilância em Saúde, projetado e equipado para os nossos serviços”, destaca Bucco. Em 2022, o Programa Municipal de Atenção às Hepatites Virais realizou 41 mil testes rápidos em Criciúma.

ai/PMC/Letícia Cardoso

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Deixe um comentário

Por digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Compartilhar:

Receba Notícias

Posts Relacionados

Mais Recentes