Nova Trento – Aproximadamente 100 milímetros de chuva foram registrados pela Defesa Civil do Estado, entre as 8 horas de sábado e 8 horas de domingo, 13 de março, no litoral catarinense. As chuvas foram intermitentes, por diversas horas, o que provocou alagamentos, quedas de barreiras e destruição de muitas pontes e pontilhões em diversas localidades do município de Nova Trento. Muitos moradores tiveram suas casas alagadas pela enxurrada e algumas localidades ficaram isoladas. Diante desses fatos, o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi decretou situação de emergência.
Entre os bairros mais afetadas na área rural estão São Valentim, Baixo Salto, Velha, Espraiado II, Tirol, Frederico, Vasca, Ponta Fina Norte e Ponta Fina Sul, Molha. Na área urbana, Trinta Réis, Vígolo, Cascata, Mato Queimado, Centro, Espraiado I, Besenello e Claraíba. Na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Bayer Sobrinho, no Distrito de Claraíba, as aulas e o funcionamento da creche foram suspensas até amanhã (15), em função dos prejuízos causados pelas chuvas, especialmente as pontes que ficaram totalmente destruídas. Nos demais bairros citados, estradas foram danificadas, quedas de barreiras ocorreram em diversos locais, impedindo a passagem dos moradores, casas foram inundadas pela água e muitas pontes foram danificadas ou destruídas. Houve também falta de energia elétrica e água, que já foram restabelecidos.
O Secretário de Transportes e Obras, Valentim Casett esteve presente nas comunidades mais afetadas pelas chuvas. De imediato, a Secretaria está atuando na retirada de barreiras, na desobstrução das estradas e na construção de pontilhões provisórios para que as famílias não fiquem isoladas. “Desde o início dos acontecimentos, a Prefeitura não tem medido esforços para atender todas as ocorrências. Prova disso é que o maquinário da Prefeitura está na rua desde sábado à tarde, tendo trabalhado no domingo durante todo o dia”, informou o chefe de gabinete, Jucelino Marino Chini.
UNOPress