Itapema – A Defesa Civil de Itapema monitorou durante todo o sábado (12) e domingo (13) as áreas de risco da cidade. Segundo o órgão, o período mais intenso de chuvas ocorreu entre 14h de sábado e 18h de domingo. Em dois dias de chuvas, a Defesa Civil mensurou o que equivale ao total de 15 dias na mesma época. Com isso, todos os rios e afluentes do município aumentaram entre 1,5 e 2 metros, mas somente os rios Perequê, no Bairro Meia Praia, e da Fita, no Bairro Morretes e Jardim Praiamar, permaneceram cheios no final de semana.
No Jardim Praiamar o rio chegou a transbordar, inundando as Ruas 466, 464, 462c e 462a. Nenhum registro de desabamento de casa ocorreu na Defesa Civil e no Corpo de Bombeiros. Além disso, os órgão responsáveis não tiveram registros de desalojados ou desabrigados em Itapema durante as chuvas desse final de semana. Porém, as águas causaram danos na infraestrutura pública de Itapema. Nas estradas pavimentadas apareceram buracos e rachaduras, além de entupimento em bocas de lobo e tubulações. A Secretaria de Infraestrutura afirma que irá trabalhar intensamente na recuperação da infraestrutura.
Itapema continua nesta semana em estado de alerta, sobretudo nas áreas de risco, que compreendem áreas de proteção permanente, encostas de morros, margens de rio e de valas de macrodrenagem. Segunda a Defesa Civil, a terra ainda está encharcada, o que dificulta a fragmentação do solo, além da previsão de instabilidade prevista para a região. O órgão ainda agradece aos servidores públicos que ficaram de sobreaviso e das Secretarias de Infraestrutura, de Saúde, de Educação e de Assistência Social durante o período.
ai/UNO