O SINTHORESP, Sindicato dos Trabalhadores em Gastronomia e Hospedagem de São Paulo e Região, vem trabalhando permanentemente no sentido de moralizar o pagamento das gorjetas aos trabalhadores do setor.
Essa luta tem como base uma série de constatações do Departamento Jurídico do Sindicato e denúncias de trabalhadores, que comprovaram irregularidades no repasse das gorjetas.
Atualmente o Sinthoresp representa os trabalhadores da categoria em mais de sete mil processos. A maior parte deles é contra estabelecimentos que não repassaram as gorjetas a quem, de direito, deveria recebê-las.
A partir do pedido da deputada estadual Maria Lúcia Amary foi instalada, na Assembléia Legislativa de São Paulo, uma CPI que vai investigar o destino das gorjetas, permitindo, inclusive, a quebra de sigilos bancário e fiscal das empresas. A CPI vem dar força à luta do Sinthoresp, pois não se pode aceitar que uma gratificação dada pelo cliente àquele que prestou o serviço fique em mãos indevidas.
E para discutir de forma ampla essa questão, amanhã, 24 de setembro, às 14h, será realizada uma Audiência Pública. São esperados para a manifestação mais de 200 trabalhadores da gastronomia, vindos de várias cidades do Estado de São Paulo.
Fonte: Assessoría de Imprensa