O avanço de uma massa de ar frio derrubou as temperaturas no Sul do país e a primavera começou com cara de inverno na Região. Em Urubici, na serra catarinense, a temperatura chegou a 1,9°C, mas por conta dos ventos e da chuva, a sensação térmica foi de -13°C. Ainda em Santa Catarina, os termômetros marcaram 4°C em São Joaquim. No Rio Grande do Sul, a mínima alcançou 4,6°C em São José dos Ausentes, 5°C em Santana do Livramento e 5,4°C em Bagé. O frio também atingiu o Paraná, com apenas 3,9°C em General Carneiro. A quinta-feira segue fria e a máxima não passa dos 16°C no nordeste do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.
Segundo os meteorologistas da Somar, amanhã o frio aumenta no alto da serra de Santa Catarina e a mínima chega a 0°C com formação de geadas. Na fronteira com o Uruguai, os termômetros variam entre 4°C e 6°C. Mesmo com a presença do sol, a temperatura não sobe muito ao longo do dia e a máxima não chega a 20°C no sul e nordeste do Rio Grande do Sul, centro e leste de Santa Catarina e sudeste do Paraná. Nesta sexta-feira há previsão apenas de algumas chuvas fracas e isoladas no litoral de Santa Catarina.
No sábado, a formação de áreas de instabilidade favorece o retorno das chuvas isoladas de fim de tarde no centro e oeste do Rio Grande do Sul, oeste e norte de Santa Catarina e boa parte do Paraná. Ainda faz frio, com mínima inferior a 10°C entre o nordeste do Rio Grande do Sul e sudeste do Paraná e máxima de apenas 20°C no norte de Santa Catarina e leste do Paraná. No domingo, uma frente fria e uma área de instabilidade conhecida por Complexo Convectivo de Meso-Escala causam intensos temporais no centro e noroeste do Rio Grande do Sul e boa parte de Santa Catarina, sendo que em algumas localidades o acumulado pode passar dos 100mm em apenas 24 horas, além do risco de vendavais.