Exposição revela que Leonardo da Vinci estava certo o tempo todo

Exames revelam que Leonardo da Vinci estava certo o tempo todo e da “precisão surpreendente” em seus desenhos anatômicos.

Trata-se de uma exposição que vai comparar o trabalho do artista com as mais recentes tecnologias de imagem de ressonância magnética e outros métodos para mostrar como suas idéias foram precisas.

Da Vinci começou seu trabalho em anatomia para informar suas pinturas, mas logo desenvolveu a ambição de escrever seu próprio tratado sobre o corpo. Os desenhos serão exibidos em agosto na Galeria da Rainha, no Palácio de Holyroodhouse.

Da Vinci começou a pesquisar o corpo humano para ajudá-lo a manter suas pinturas como “fiel à natureza” quanto possível, mas o projeto logo ganhou vida própria e ele tinha a ambição de escrever um tratado ilustrado sobre anatomia.

No curso de suas investigações, ele dissecou mais de 30 cadáveres em hospitais e escolas de medicina, preenchendo centenas de páginas de seus cadernos com esboços detalhados.

Muitos deles datam do inverno de 1510-11, quando dissecou cerca de 20 cadáveres na escola de medicina da Universidade de Pavia, em colaboração com o professor de anatomia Marcantonio della Torre. Abrange quase todos os ossos do corpo e muitos grupos musculares e nunca havia sido exposto no Reino Unido.

A comparação com exames médicos modernos vai mostrar como, apesar de seu limitado conhecimento da medicina e da tecnologia limitada da época, o trabalho de Da Vinci foi, no entanto, incrivelmente preciso. E como as percepções do artista poderia ter revolucionado o conhecimento europeu de anatomia.

No entanto, com sua morte em 1519, estes documentos ficaram ocultos por centenas de anos. Um porta-voz da Royal Collection Trust, disse: “Se tivessem sido publicados na época, sem dúvida teria sido o trabalho mais influente sobre o corpo humano já produzido.”

Os músculos do ombro, braço e pescoço, c.1510-11: Muitos dos rascunhos datam do inverno de 1510-11, quando dissecou cerca de 20 cadáveres na escola de medicina da Universidade de Pavia

Os músculos do ombro, braço e os ossos do pé, c.1510-11: Um filme em 3D de um ombro dissecado irá mostrar o incrível precisão dos muitos desenhos dos ossos, músculos, nervos e tendões das articulações.

Será presentado juntamente com o trabalho uma simulação em animação 3D que reproduz a técnica do artista em camadas e um filme de uma mão dissecada em alta definição 3D que também vai permitir que os visitantes da exposição possam apreciar a sutileza da estrutura.

A exposição Leonardo da Vinci: A Mecânica de Homem é na Galeria da Rainha, o Palácio de Holyroodhouse, 2 agosto à 10 novembro de 2013, e faz parte do Festival Internacional de Edimburgo.

{gallery}davinci1{/gallery}

Fonte: Daily Mail/UNO
Artigo Original de Damien Gayle

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Compartilhar:

Receba Notícias

Posts Relacionados

Mais Recentes