Balneário Camboriú – A Prefeitura de Balneário Camboriú, via Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, promove neste dia 19 de setembro, sábado, o Encontro Estadual das Cooperativas e Associações dos Agentes Ambientais. Neste evento, a Prefeitura tem como parceiro o Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis (MNCR) e o apoio do Governo Federal, por meio do Comitê Interministerial de Inclusão Socioeconômica dos Catadores de Material Reciclável (CISSC). O Encontro começa às 8h na sede do Centro de Treinamento Comunitário – CTC, que fica no final da rua Itália, bairro das Nações e tem término previsto para as 17h.
Na programação, destaque para a palestra de Francisco Nascimento, assistente da Secretaria Executiva do CIISC, que é parte da estrutura administrativa da Secretaria de Articulação Institucional e Parcerias (SAIP) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O técnico fará uma palestra sobre as ações do Governo Federal/CIISC, apresentando uma visão panorâmica sobre a implementação, no país, do Decreto Presidencial nº 5940/06 que instituiu a Coleta Seletiva Solidária nos prédios da administração pública, direta e indireta, e a destinação dos resíduos para as cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis. A importância deste decreto na organização das Cooperativas e Associações de Catadores também será abordada por Francisco Nascimento.
Além das palestras, dos painéis de debate e da elaboração da Carta de Balneário Camboriú, com as principais propostas do Encontro, a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social de Balneário Camboriú vai apresentar o projeto preliminar de viabilidade do Complexo Industrial Eco-Sustentável. “Trata-se de um projeto que contempla a destinação final do lixo de forma ampla, gerando emprego e renda para o trabalhador e protegendo o meio ambiente. Um projeto grandioso, que Balneário Camboriú acredita que terá o apoio do Governo Federal para implantação em todo o Brasil”, explica o advogado Orlando Uliano, diretor geral da Secretaria. O projeto conta com a consultoria do técnico ambiental Elias Alcides Luciano.
Servidor do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome lotado na Secretaria de Articulação Institucional e Parcerias- SAIP. É Assistente da Secretaria Executiva do Comitê Interministerial de Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Material Reciclável. Regente do coral do MDS, poeta, artista plástico e professor de História da Arte.
Fonte: Assessoría de Imprensa