Xanxerê – Para o ano de 2009, o Conselho Nacional de Trânsito elegeu o tema “Educação no Trânsito”. Esta escolha se deveu ao fato de que os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) identificaram através de levantamentos não computados em estatísticas que muitas ocorrências são causadas por imprudência, imperícia e negligência humana, responsáveis por aproximadamente 35 mil mortes anuais no trânsito. O SNT ressalta também uma crise ética na sociedade que contribui para esses números.
Para tentar solucionar este problema, os órgãos do SNT buscam investir em educação para que os motoristas e pedestres aprendam a compartilhar o espaço público, convivendo e pensando de forma coletiva.
Seguindo essa orientação, o Conselho Municipal de Trânsito de Xanxerê inicia na Semana Nacional do Trânsito a Campanha Xanxerense de Educação no Trânsito, com o objetivo de promover valores como respeito, gentileza, cooperação, colaboração, tolerância, solidariedade e amizade.
No dia 19/09, sábado, será lançada oficialmente a Campanha, com uma panfletagem no centro de Xanxerê e uma simulação, realizada pelo Corpo de Bombeiros, de um acidente de moto e de uma pessoa presa nas ferragens de um carro, no pátio da Sicredi, na rua José de Miranda Ramos, 81.
A Campanha seguirá normalmente depois da Semana do Trânsito, com ações já programadas para o dia da criança, onde a Polícia Militar fará a montagem de uma mini cidade, com sinalização de trânsito padrão, as duas mini motos e outras brincadeiras educativas com as crianças. Também realizará palestras nas escolas a partir do agendamento na 4ª Cia de Polícia Militar.
A Diretoria de Cultura está preparando uma peça teatral abordando o assunto trânsito que será apresentada nas escolas municipais, podendo ser levada para todas as escolas do município através de agendamento prévio. Nos mesmos dias em que a peça for encenada nas escolas, a Polícia Militar montará no pátio a mini cidade.
A Secretaria Municipal de Educação está preparando diversas atividades que serão aplicadas nas escolas, como orientações e palestras realizadas pela Polícia Militar e Polícia Civil, brincadeiras, caminhadas pelas escolas identificando pontos de perigo de acidente e ponto em que deve haver o compartilhamento do espaço comum.
Estão engajadas na campanha todas as entidades membros do Conselho Municipal de Trânsito, além do Lions Clube Xanxerê e o Leo Clube, mas as adesões de outros colaboradores será muito bem aceita.
Fonte: Assessoría de Imprensa