Joinville – A Secretaria de Educação vai realizar a primeira compra da agricultura familiar no valor de R$ 350 mil reais. Nesta sexta-feira (17), foi finalizado o levantamento dos produtos e as quantidades que serão adquiridos neste mês de agosto. No total, serão 51 itens definidos com base em pesquisa com os agricultores.
A aquisição vai aumentar gradativamente. "Vamos comprar o que eles têm condições de fornecer, mas isso é um estímulo à produção que em alguns setores como avicultura e leite ficou estagnada por anos", comenta o secretário de Educação, Marquinhos Fernandes. Ele explica também que a tendência é ampliar o investimento conforme os produtores se organizarem com suas produções.
A aquisição será realizada com base no preço de mercado e dentro das exigências de qualidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). "Fizemos todo o levantamento de produtos e quantidades. Agora estamos organizando a dispensa da licitação, pois faremos a compra direta do produtor rural, conforme prevê a medida provisória 455/09", explica a gerente de apoio ao educando, Cláudia Gabardo.
Na lista dos 51 produtos constam: 2 mil litros de sucos, 10 mil quilos de frutas, 119 quilos de farinha de mandioca, mil quilos de pães, 15 mil litros de leite, 4 mil dúzias de ovos, 2,8 mil quilos de tomate, açúcar mascavo, mél, melado, doces de frutas, hortaliças, legumes, etc.
Os produtos locais foram direcionados para suprir Centros de Educação Infantil. Como a produção citadina é limitada, o que não é produzido em Joinville, como carne, continua sendo adquirido de empresas vencedoras de licitações. As escolas também serão abastecidas por esses fornecedores.
Para compra de produtos da agricultura familiar, a secretaria tem de investir o mínimo de 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). São aproximadamente R$ 700 mil reais por ano.
Fonte: Assessoría de Imprensa