Videira – Alunos do Instituto de Educação Ivoti do Rio Grande do Sul encantaram a platéia que lotou o Centro de Eventos Vitória (Cevi), na noite desta quinta-feira (16). O espetáculo que recebe o incentivo do Ministério da Cultura durou mais de duas horas e foi marcado pela diversidade cultural com apresentações de Teatro, Canto Coral, Orquestra e Danças Folclóricas. As apresentações foram acompanhadas pelo prefeito Wilmar Carelli e pelo vice-prefeito Dr. Jorge.
O espetáculo montado e dirigido pelos próprios estudantes levou a platéia a refletir sobre os valores familiares relegados à segundo plano nos dias atuais e valorizou aspectos das culturas gaúcha e alemã. “Encantador. Videira merece receber atrações desse nível. Estou feliz em ter oportunidade de ver esse espetáculo”, disse a dona-de-casa – Rosana Lopes que assistiu a apresentação acompanhada da filha.
A iniciativa foi realizada através de uma parceria entre a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. “Foi uma ótima oportunidade para a comunidade ter acesso gratuitamente a uma diversidade de manifestações culturais. E a parceria firmada para este espetáculo demonstra a intenção da Administração Municipal em fortalecer e intensificar as ações culturais no nosso município”, disse o secretário municipal de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt, ressaltando que o município está aberto à parcerias com entidades e segmentos que queiram proporcionar eventos como este para a comunidade videirense.
O grupo cultural do Instituto Ivoti realiza essas apresentações culturais por todo o país há mais de 50 anos, durante as férias de julho. Em Videira esta foi a primeira apresentação da equipe formada por 25 pessoas entre atores, bailarinos e professores. “Queremos agradecer a todas as pessoas que vieram prestigiar este evento e aproveitar para passar momentos agradáveis em família”, disse o pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil em Videira – Roni Balz.
Antes da apresentação no Cevi, o grupo fez uma série de apresentações dirigidas à crianças e adolescentes na Escola Criança do Futuro – Caic. A intenção foi instigar a participação ativa e despertá-los sobre a importância da cultura, considerada um grande elemento de desenvolvimento social.