Joinville – A dança popular brasileira estará em foco durante a etapa Joinville do projeto Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante. No dia 17 de setembro, dançarinos da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil sobem ao palco do Teatro Juarez Machado para única apresentação. Em cena, 80 bailarinos dão vida a um espetáculo composto por danças populares brasileiras inspiradas em grandes balés. A entrada é gratuita.
No primeiro ato, o público terá a oportunidade de conferir coreografias como Dança dos Tambores, do Balé La Baydère; Dança Espanhola e Russa, do Balé O Quebra-nozes; e Dança Cigana, do Balé O Don Quixote. Todas as obras são de repertórios consagrados. No segundo ato serão apresentadas danças populares brasileiras, que vem sendo estudadas na Escola do Teatro Bolshoi do Brasil há sete anos. No programa, dança gaúcha, xaxado, boi bumbá, frevo, maracatu, entre outras.
Instalada na cidade de Joinville desde 15 de março de 2000, a Escola do Teatro Bolshoi do Brasil é a única Escola do Teatro Bolshoi no mundo. Essa é a primeira vez que o Teatro transfere a outro país o método de ensino de balé que o tornou uma das mais respeitadas instituições do mundo. Com professores russos e brasileiros, a instituição forma bailarinos com a mesma precisão técnica e qualidade artística aplicados na Rússia.
O grupo de professores de dança e preparação física da escola é formado por quatro russos, um ucraniano e oito brasileiros. A Escola trabalha com o Método Vaganova, repassado pelos russos através de oficinas semanais e acompanhamento em sala de aula. Na parte de formação musical a Escola conta com nove profissionais.
Extensão cultural
Com apenas nove anos de implantação no Brasil, a primeira Escola do Teatro Bolshoi do Brasil educa 213 alunos, dos quais 92% são bolsistas. Muitos alunos são provenientes de famílias simples que recebem gratuitamente benefícios imensuráveis como estudo, alimentação, uniformes, figurinos, materiais didáticos, transporte, orientação pedagógica, assistência médica emergencial, odontológica, preventivo, nutricional e fisioterápica, além de exames laboratoriais e oftalmológicos. Essas crianças estão descobrindo na arte os caminhos de um futuro mais seguro, quando o universo da dança é um mundo de conhecimento e cidadania.
A seleção anual para novos alunos compreende etapas que vão do despertar de jovens e crianças para o mundo das artes, até avaliações médicas e artísticas específicas. São disponibilizadas vagas para o Curso de Formação Profissional de Nível Técnico e também para o Curso Básico (dança clássica e contemporânea).
Fonte: Assessoría de Imprensa