Florianópolis – Reunida na manhã desta quarta-feira (22), a Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Volnei Morastoni (PT), discutiu a criação de um centro de referência em Neurologia no Hospital Santa Tereza (HST), no município de São Pedro de Alcântara. A idéia foi defendida pelo médico neurologista e defensor da idéia, Paulo Cesar Bittencourt, e por representantes da Associação Catarinense de Epilepsia (Ascae) e do Movimento e Amigos do Ambulatório de Epilepsia do HST. Uma audiência deve ser marcada com o governador Raimundo Colombo e com o secretário de Estado da Saúde para discutir a proposta.
Segundo a presidente da Ascae, Eliete Rocha dos Santos, o local ideal para a implantação do centro seria o setor de Neurologia do Hospital Santa Tereza, cujo fechamento, há um ano, deixou cerca de três mil pessoas sem atendimento. “O fechamento da unidade não levou em conta as necessidades das pessoas. Precisamos de continuidade neste atendimento”, disse.
Bittencourt, que clinicou no setor de Neurologia do Santa Tereza por sete anos, ressaltou a importância da criação de um centro de referência, público e de vanguarda. “A população do estado está envelhecendo, o que torna cada vez mais premente a criação de uma unidade nestes moldes, para tratar casos, cada vez mais freqüentes, de derrames, alzheimer e epilepsia”, declarou. Segundo o médico, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e professor da especialidade na UFSC, a nova unidade atenderia uma demanda crescente, que hoje já chega a 500 mil pessoas no estado.
Ao final da exposição, Volnei Morastoni empenhou o apoio do Colegiado na criação do novo centro. “Abraçaremos esta causa e vamos solicitar ao governador o máximo empenho no tratamento da questão, disse” Alexandre Back