Florianópolis – “Tá espirrando muito? Fique ligado, pode não ser só um resfriado. Pode ser gripe!”, alerta a campanha promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, que começa a veicular nesta quinta-feira (23) e vai sintomas lavem as mãos e bebam bastante líquido várias vezes ao dia e evitem aglomerações, ambientes fechados e não ventilados. Em caso de febre alta, tosse persistente, dor de garganta ou dificuldade respiratória, o recomendado procurar uma unidade de Saúde.
Gripe
É uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação são as pneumonias, que são responsáveis por um grande número de internações hospitalares no país. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca.
A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre.