Balneário Camboriú A Secretaria da Saúde e Saneamento de Balneário Camboriú, através do Programa Municipal de Combate à Dengue divulga balanço parcial dos focos do mosquito Aedes Aegypti. Houve uma redução de 52,5% nos números de focos da dengue em relação ao ano passado. Até o momento foram registrados 19 focos na cidade desde o início de 2009.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue Sônia Baião, as estatísticas comprovam que o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde está sendo eficaz. “No primeiro semestre de 2008 foram encontrados 40 focos, entretanto, até o mês de agosto deste ano foram registrados 19 focos positivos do mosquito”, explica.
É importante lembrar que no combate à dengue é importância à colaboração de todos os cidadãos, além do empenho dos agentes de saúde. “Somente com a conscientização da comunidade e com as ações preventivas de cada um, iremos vencer a dengue”, aponta.
Santa Catarina é o único estado brasileiro ainda não infestado pelo Aedes aegypti e os esforços concentram-se em evitar que ele se instale. Frequentemente é detectado sua chegada (foco positivo), porém através dos trabalhos desenvolvidos pela equipe municipal e com a colaboração da comunidade a Secretaria da Saúde está conseguindo atingir objetivo de erradicação dos focos primários.
Prevenção
A prevenção ao mosquito exige um trabalho contínuo e incansável, que necessita do apoio e compreensão da população. “Pedimos a colaboração de todos, para que eliminem os locais prováveis que o mosquito possa nascer, ou seja, nos recipientes que possam acumular água”, explica Sônia.
Os ralos, bem como qualquer local que sirva de depósito de água, devem ser cobertos com telas ou tampas para evitar que o mosquito Aedes aegypti consiga depositar seus ovos. O Programa da Dengue está orientando, fazendo um trabalho com a comunidade, mas cada um é responsável pela sua residência.
Fonte: Assessoría de Imprensa