A Regional de São Joaquim será contemplada com mais uma expressiva obra na área de infraestrutura para a educação. A construção de uma Escola de Ensino Médio no município de Bom Retiro foi garantida nesta quarta-feira (8), pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, com o início do processo de licitação para contratar empresa de engenharia para execução da obra, estimada em R$ 6 milhões.
Em uma área de 5,9 mil m2, dividida em dois pavimentos, a escola contará em sua estrutura com 12 salas de aula, biblioteca e sete laboratórios básicos (química, biologia, física, matemática, línguas e dois de informática). Também estão previstos um auditório para platéia de 200 pessoas, um teatro de arena ao ar livre e um centro esportivo cultural com quadra poliesportiva e vestiários. Todas as áreas com garantia de acessibilidade a portadores de necessidades especiais.
Segundo a gerente de Educação da SDR, Rita de Cássia Jesus, a escola vai oferecer apenas o Ensino Médio, nos três turnos, e terá capacidade para atender até quatro mil alunos. “Acreditamos que a escola poderá se tornar um centro de referência, atraindo alunos da região e de outras partes do Estado”.
A Secretária de Estado de Desenvolvimento Regional em São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani ressaltou a importância da obra. “A escola vai oferecer aos jovens da região a oportunidade de cursar o Ensino Médio em uma estrutura moderna e bem preparada. E ainda, possibilidades de qualificação profissional através de um sistema de educação com qualidade. Entendemos que não basta inserir o jovem no mercado de trabalho, mas contribuir para que sua formação faça a diferença no desenvolvimento de sua comunidade”, disse.
A empresas interessadas em participar do processo de licitação deverão encaminhar a documentação para habilitação e proposta comercial para a Secretaria de Estado da Educação, em Florianópolis, até às 13h30min do dia 07 de julho. A obra, que deverá ser iniciada em três meses, tem um prazo 15 meses para ser concluída pela empresa vencedora do certame. Os recursos são do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE).