São Miguel do Oeste comemorou na terça-feira, dia 15 de fevereiro, 57 anos de emancipação político-administrativa. Milhares de pessoas estiveram envolvidas em uma semana recheada de eventos, shows, inaugurações e variadas atividades que foram encerradas na manhã de hoje, 16, pelo governo municipal e secretaria de cultura, lazer e turismo.
O município está situado no Hemisfério Ocidental, ao Sul do Trópico de Capricórnio, na Região Sul do Brasil, e pertence ao Estado de Santa Catarina, no Oeste Catarinense.
Em março de 1.939 pisaram pela primeira vez nesta terra os colonizadores da Firma Barth e Benetti, seguindo as picadas abertas pela Coluna Prestes nesta, que era chamada de Vila Oeste. Alberto Dalcanalle construiu o primeiro barracão (rancho provisório), para abrigar os carpinteiros e madeireiros, oriundos do Rio Grande do Sul.
A criação do município ocorreu em 30 de dezembro de 1.953, o qual foi instalado oficialmente em 15 de fevereiro de 1.954. Hoje, aos 57 anos tem muita história de um passado pouco distante que orgulha aqueles que nasceram ou fixaram residência aqui.
A programação em comemoração ao aniversário iniciou no dia 07 de fevereiro e teve como ponto alto os dias 14 e 15, com show nacional de As Galvão, além da dupla Eduardo e Gustavo e Corte do Tradicional Bolo de Aniversário. Na tarde do dia 15, as famílias migueloestinas participaram de jogos lúdicos, passeio ciclístico com roteiro histórico e shows de Mimicaria, Bike Session, Os Peraltas e Vozes de São Miguel (show nativista, popular e rock).
A população compareceu em massa, lotando a área coberta e a praça Walnir Bottario Daniel. Crianças, jovens e adultos prestigiaram os shows e demais atividades que envolveram toda a família.
Para Nelson Foss da Silva, é motivo de orgulho ser prefeito quando São Miguel do Oeste comemora 57 anos de história e conquistas com bravura e coragem. “Muitos passaram por nosso município, enfrentaram dificuldades e realizaram sonhos. Queremos dividir este momento com todos aqueles que fizeram e fazem história aqui. Nosso muito obrigado a todos que de uma forma ou de outra colaboraram com o aniversário de SMO”, disse.
Acompanhado da primeira-dama Adriana Cagol, secretária de cultura, lazer e turismo Maria Tereza Capra, Miss São Miguel Jéssica Ruwer e demais autoridades, o prefeito Nelson cortou o bolo de 570kg, em homenagem ao aniversário.
Maria Tereza Capra reforça que é hora de São Miguel do Oeste começar a proteger sua memória histórica e isso deve partir de moradores, poder público e iniciativa privada. “Nossa intenção é incentivar as pessoas para que cuidem do que possuem em suas residências, a fim de resgatar valores culturais e históricos. Durante esta programação do aniversário sentimos que a população quer este resgate e quer cada vez mais conhecer nossa história”, afirmou.
ai/UNO