segunda-feira, junho 23, 2025

180 Anos de Imigração Alemã em SC terá Concerto Comemorativo

Blumenau – A Fundação Cultural de Blumenau, através do Fundo Municipal de Apoio à Cultura convida a comunidade a prestigiar o Concerto Comemorativo pelos 180 Anos de Imigração Alemã em Santa Catarina, com hinos em língua alemã e narrativa histórica. A apresentação acontece na próxima quarta-feira, dia 11, às 19h30min, na Igreja Luterana da Itoupava Seca. Este é um dos projetos aprovados pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura neste ano de 2009 e é de autoria de Hanny Taeschner Hopfer. Na oportunidade também será feita a divulgação do cd Gott ist die Liebe, que quer dizer Deus é amor.

Em 2009 o Estado de Santa Catarina comemora 180 anos de Imigração Alemã, um movimento que se iniciou em 1829, em área relativamente próxima à capital Desterro – hoje Florianópolis – com a denominação de São Pedro de Alcântara. Nesse mesmo período, colonos alemães instalaram–se em Mafra, região próxima do Paraná. Essas e outras iniciativas de colonização na primeira metade do século XIX não surtiram os resultados esperados, pois nem todos os imigrantes assentados permaneceram nas colônias.

Em 1835 o governo provincial promoveu o reassentamento de algumas famílias alemãs vindas de São Pedro de Alcântara, em dois núcleos – Pocinho e Belchior – localizados no baixo Rio Itajaí – Açu – hoje área do município de Gaspar. Essa foi a primeira tentativa de colonização no Vale do Itajaí. A intensificação da imigração passa a acontecer após 1850, ano de instalação da colônia Blumenau.

O canto marcava todas as fases da vida do imigrante, do nascimento até a morte. Festas familiares eram celebradas com canto, música instrumental e danças. A música, desde a Reforma no século XVI, desempenhou papel de extraordinária importância na espiritualidade desse povo. O cultivo do canto em alemão representava uma tradição enraizada na vida religiosa e servia não apenas ao culto como também à manutenção do idioma alemão entre as gerações já nascidas no Brasil.

Um dos campos das atividades dos mais importantes na história da ação alemã na música no Brasil foi o canto coral. Pode–se até mesmo dizer que a contribuição mais valiosa dada pelos imigrantes alemães para a vida musical no Brasil consistiu na criação de uma rede de associações de canto coral. Pretendemos assim, com a realização de um concerto em língua alemã, comemorar os 180 anos de imigração daqueles que contribuíram fundamentalmente para a formação cultural do nosso Estado.

Fonte: Assessoria de imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...