1º Simpósio de Saúde Mental Infanto-Juvenil começa hoje (23)

Joinville – O Centro de Atenção Psicossocial Infanto – Juvenil (Caps I) estará promovendo o I Simpósio de Saúde Mental Infanto-Juvenil: Um olhar no Campo Educacional nos dias 23, 24 e 25 de setembro, em parceria com a Secretaria da Educação. A abertura do evento é na noite desta quinta-feira (23), 19h, na Câmara de Vereadores de Joinville.

O evento está direcionado aos professores da rede pública de ensino e será realizado na Câmara de Vereadores. Entretanto, após inúmeros pedidos de outros parceiros da Rede de Atendimento para participação no evento, a comissão organizadora resolveu abrir o simpósio também para as equipes de profissionais das áreas de saúde, social e jurídica.

O objetivo é esclarecer aos educadores sobre como proceder nos casos de alterações comportamentais dos estudantes com transtornos mentais e também esclarecer quais as competências e atividades realizadas  por esse serviço da Secretaria Municipal  da Saúde.

O evento irá fortalecer as ações realizadas entre a Secretaria da Saúde e da Educação, segundo a coordenadora Ângela França "Serão trabalhados os discursos e condutas adotados entre os profissionais envolvidos, numa tentativa de refletirmos quais as melhores condutas,manejos a serem dadas as crianças e adolescentes que apresentam alteração de comportamento no ambiente escolar, no sentido de melhor acolhe-las e ajudá-las no seu desenvolvimento integral".

O Capsi "Cuca Legal" atende crianças e adolescentes com idade de até 18 anos incompletos,que sofrem com transtornos mentais moderados ou graves. O serviço funciona desde 2006 e só em 2009 realizou 669 acolhimentos. Atualmente, o Capsi atende internamente cerca de 250 usuários. Já no ambulatório externo cerca de 350 usuários infanto-juvenil recebem acompanhamento de Terapia Medicamentosa. "Muitos destas crianças e jovens já receberam suporte integral da equipe e hoje se encontram apenas inseridas nesta modalidade de atendimento. Outros não apresentam sintomas que justifiquem sua inserção para atendimento interno", explica.

AI/Redação 24 horas

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *