Balneário Camboriú – Como uma das organizadoras do Workshop Trade SC, planejamento de divulgação turística de Balneário Camboriú e região, principalmente em países do Mercosul, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú realizou na quinta-feira (13) reunião em prol das ações para 2014, que deverão iniciar já no mês de março. O encontro foi promovido no Hotel HM Plaza, e reuniu o trade do turismo, prefeituras e entidades interessadas em integrar o projeto.
O secretário de Turismo, Ademar Schneider,agradeceu a presença de todos, especialmente dos que vieram conhecer o plano que, além da Sectur, conquistou participantes de outras cidades. Vieram representantes das prefeituras de Blumenau, Brusque, Itapema, Bombinhas, e dos maiores equipamentos turísticos da região como Beto Carrero World, Parque Unipraias e Cristo Luz, além da Santur, órgão oficial de Turismo do Estado de Santa Catarina.
No encontro, além do balanço positivo do Workshop Trade 2013, foram colocadas as sugestões de etapas de trabalho para o ano, entre elas, Equador, Colômbia, Espanha, Portugal, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai. A maioria dos participantes salientou a importância de manter o projeto e a necessidade de investimentos no mercado nacional. Por isso, uma nova programação deve ser feita, com sugestões que agrade os parceiros do WST 2014, incluindo ações nas principais cidades e eventos de turismo do Brasil.
“Iremos reunir essas ideias na próxima semana para fechar a programação que acontecerá nos próximos 10 meses. Além disso, a Sectur terá uma programação paralela de divulgação de Balneário Camboriú em eventos externos, onde estaremos em cerca de 50 eventos, feiras e exposições pelo Brasil e exterior”, explica o secretário.
A intenção, segundo informa, é reforçar o trabalho com a mídia de cada local a ser visitado, aproximando a imprensa das ações realizadas pelo projeto de divulgação turística.
Ademar citou que a cidade terá grande incremento no turismo, quando estiver pronto o Centro de Eventos, mas enquanto isso não acontece, é necessário fazer ações de marketing e divulgação, para começar a motivação pelo turismo de negócios e captação de eventos. Além disso, o trabalho deve ser voltado para mudar o perfil do turista, o que segundo ele, já está ocorrendo com aumento do turismo particular.
Workshop Trade 2013
O projeto realizado no ano passado, considerado sucesso em participação, em desenvolvimento e também em resultados diretos e indiretos, contabilizou 18 ações de marketing, em seis países de trabalho: Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.
Foram atingidas diretamente 22.620 pessoas e nos eventos como cafés da manhã, coquetéis e noites temáticas, onde foram apresentados vídeos, imagens, e o potencial turístico do litoral de Santa Catarina, o projeto alcançou de maneira objetiva agências e operadoras de viagens, imprensa e autoridades do exterior.
Silvia Bomm
ai/UNO