Tubarão – Móveis feitos em madeira reciclada da construção civil são inovação pioneira em Tubarão
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) Guilherme Bressan visitou o galpão da primeira empresa destinada ao reaproveitamento da madeira que sobra da construção civil para a fabricação de móveis e utensílios domésticos diversos do Brasil, e que é de Tubarão.
A visita, que também contou com a presença da coordenadora do Meio Ambiente Renata Porto Morais e a estagiária de Ciências Biológicas da Fundação Mariely da Silva, ocorreu em virtude da iniciativa pioneira do artesão Mário Corrêa Fermínio, que ao perceber a falta da correta destinação da madeira que sobrava da construção civil, desenvolveu uma técnica de reciclagem e reaproveitamento do material para a fabricação de móveis e utensílios domésticos, todos impermeabilizados com epóxi, e tratados.
Com o conhecimento adquirido em 25 anos como shaper (fabricante) de pranchas de surfe, Mário patenteou algumas de suas criações, como as pias e as cubas de cozinha e banheiro, exclusivas de sua coleção.
Por se tratar de uma iniciativa que atende diretamente à lei ambiental que regulamenta a correta destinação de resíduos sólidos, a Funat entrou em contato com o artesão, e a partir deste contato, haverá uma troca de experiências e idéias entre a Fundação e o pioneiro idealizador.
Em seus próximos eventos, a Funat utilizará biombos de sustentação de fotos e cartazes produzidos por Mário, quando a população poderá ter acesso ao ainda inicial estágio de produção.
Max Alexandre/PMT
UNOPress