A frente fria que chegou ao Sul do país avança lentamente pela Região nesta terça-feira e provoca pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento no Rio Grande do Sul e centro e oeste de Santa Catarina e do Paraná. De acordo com os meteorologistas da Somar, o dia fica chuvoso no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, enquanto que nas demais áreas, as chuvas vêm apenas no fim do dia. A temperatura entra em declínio no sul gaúcho e hoje a máxima não passa dos 20°C. Já nas demais áreas da Região faz calor, mesmo com a previsão de chuvas.
Na Região Norte, Centro-Oeste e também no oeste dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais, a previsão é de um dia típico de verão neste fim do inverno. Esperam-se pancadas isoladas de chuva alternadas com períodos de melhoria e calor extremo. Já na maior parte do Sudeste e Nordeste, o dia segue com tempo seco e por conta das temperaturas elevadas a umidade do ar fica baixa, especialmente durante a tarde. A exceção fica por conta do sul da Bahia, onde ocorrem chuvas isoladas.
Quarta-feira
A frente fria ganha força e provoca chuvas com acumulados de até 60mm em 24 horas no noroeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina e aproximadamente 40mm no sudoeste do Paraná. Nas demais áreas, as chuvas serão mais fracas, chegando a 20mm em 24 horas. Não há previsão de chuvas no nordeste do Paraná. Além disso, a temperatura continua caindo e a máxima fica entre 13°C e 16°C no sul do Rio Grande do Sul. Por outro lado, os termômetros ainda atingem 24°C no sul de Santa Catarina e oscila entre 27°C e 33°C no Paraná.
Na maior parte do Sudeste e Nordeste, o dia segue ensolarado e quente. Chove apenas no oeste de São Paulo e no litoral de Sergipe ao do Rio Grande do Norte. Nas Regiões Norte e Centro-Oeste, o calor também prossegue, mas há previsão de pancadas isoladas de chuva por conta da propagação de áreas de instabilidade
ai/UNO