Van equipada beneficiará deficientes motores e intelectuais de toda a região Sul Catarinense
Criciúma – Para facilitar a locomoção de deficientes motores e intelectuais de toda região Sul Catarinense, a Prefeitura de Criciúma entregou uma van adaptada ao Centro Especializado de Reabilitação (CER), na manhã desta sexta-feira (14) em cerimônia no hall do Paço Municipal.
Mantido pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), o CER possibilita o provimento contínuo de ações à saúde da pessoa com deficiência, articulado com os diversos pontos de atenção, com sistema de apoio, logístico e com gerência da rede de atenção à saúde. O veículo foi adquirido pelo Ministério da Saúde e repassado, através de convênio, à Secretaria Municipal de Saúde. “É preciso fazer justiça às pessoas que foram em busca dos recursos, mas muito mais importante é a finalidade do programa e as pessoas beneficiadas. Sabemos que está em boas mãos”, declarou o prefeito Márcio Búrigo.
O secretário municipal da Saúde, Paulo Conti, reforçou o compromisso do Governo em relação à acessibilidade dos usuários do SUS, a uma efetiva saúde de qualidade. “Estamos felizes por mais esta conquista e sermos junto com Itajaí os dois únicos municípios de Santa Catarina contemplados pelo Ministério da Saúde com este projeto”, enalteceu Conti.
Para o reitor da Unesc, Gildo Volpato, a mobilização política foi essencial para a conquista. “Tinha movimento para ser em Araranguá e Tubarão, mas após mobilização de secretários de saúde e prefeitos da Amrec e a força da Unesc nos cursos de saúde, foi que deu peso e força”, destacou. Além locomover para o tratamento, o veículo também será responsável pela recreação dos pacientes.
Texto/Foto: Fernanda Zampoli
ai/UNO