Maracajá – A equipe do Departamento de Educação de Maracajá montou um esquema de vacinação contra o vírus HPV nas escolas da rede municipal e estadual. A meta é alcançar todas as 179 meninas do município que tem idade entre 11 e 13 anos.
A estudante Heymili Nunes Costa tem 12 anos e não conhecia a vacina. “Fiquei sabendo agora, na escola, sobre a importância de receber a dose”, afirma.
De acordo com especialistas, o HPV é transmitido, geralmente, durante as relações sexuais e a vacina é uma forma de prevenção contra o vírus, um dos principais causadores do câncer de colo do útero.
A vacina está disponível na Unidades Básica de Saúde da Vila Beatriz. Além disso, foi um esquema para facilitar a vacinação nas escolas. “Já passamos em todas as unidades escolares e imunizamos a maioria das meninas, com exceção daquelas que os pais ou responsáveis pela menor não autorizem”, explica a técnica em enfermagem Silvana Bilésimo.
Mesmo depois de encerrada a campanha, as jovens que completarem 11 anos poderão fazer a vacina. “É só procurar a unidade de saúde, pois a vacinação é constante”, reforça a técnica.
Para estar imunizada contra o HPV, cada menina receberá três doses da vacina: a segunda dose deve ocorrer seis meses após a primeira. Já a terceira dose, cinco anos depois.
Itaionara Recco
ai/UNO