Florianópolis – Um acordo de cooperação na área de Gestão de Riscos e Desastres irá ser firmado, ainda neste ano, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Escritório Norte Americano de Assistência a Desastres na América Latina e Caribe (OFDA). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (25), após reunião entre o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) da universidade, Paulino Cardoso, com representantes da agência norte-americana.
A parceria começou em 2008, quando a universidade criou com auxílio da OFDA , o Grupo de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento em Gestão de Riscos de Desastres (Gceped), mas agora ela será oficializada e ampliada. “Vamos consolidar o nome da Udesc como parceira dos governos na área de políticas públicas, em especial, na Gestão de Riscos e Desastres. A parceria fará com que a Udesc seja referência nesta área na América Latina e em países em que a língua portuguesa é a oficial”, afirmou o pró-reitor de Extensão, Paulino Cardoso.
O grupo da agência norte-americana formado pelo gerente técnico Fabian Arellano, pelo diretor regional, Sidney Velado e pelo especialista em Gestão de Riscos e Desastres, Antonio Pinheiro, afirmou que o objetivo da OFDA – criada em 1961 pelo presidente Kennedy – é dar assistência a desastres estrangeiros, salvar vidas, aliviar o sofrimento das pessoas, e reduzir o impacto econômico e social dos desastres. “Atuamos de forma estratégica, de maneira coordenada para atuar na prevenção e agir durante a após as tragédias”, disse Pinheiro.
ai/UNO