Videira – A recém criada Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Videira já tem um titular. Tomou posse no cargo, na tarde desta segunda-feira (4), o jornalista videirense Clemir Schmitt. O ato foi oficializado pelo prefeito Wilmar Carelli e pelo vice-prefeito Dr. Jorge e contou com as presenças de vereadores, membros dos Conselhos Municipais de Turismo e Cultura, representantes da SDR Videira, secretários municipais, empresários e a imprensa. “Esta é a primeira vez que Videira tem uma secretaria específica para tratar do Turismo e da Cultura e, através deste ato concretizamos mais um dos itens do nosso Plano de Governo que era alavancar estes setores e incrementar a economia do nosso município”, apontou Carelli.
Segundo o prefeito, Clemir Schmitt foi escolhido para comandar a mais nova Secretaria do Município, pelo perfil dinâmico e intelectual que possui. Além disso, a postura otimista e determinada diante dos desafios concretizou a indicação do jornalista. “Embora Schmitt seja um homem da comunicação, tenho certeza que ele cumprirá seu papel diante desta Secretaria e quando chegarmos ao final deste mandato, teremos contribuído sobremaneira com o crescimento de Videira”.
Com mais de 20 anos de experiência na comunicação, o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schimitt já atuou em veículos como rádio, televisão e jornais. Na Prefeitura de Videira ocupou o cargo de assessor de imprensa de 1993 a 2000. No setor cultural, por duas vezes foi membro do Conselho Municipal de Cultura, participou do projeto de restauração do Museu do Vinho – Mário de Pelegrin e foi o aluno fundador número 8 da Escola de Música Sol-Lá-Si, onde se formou em saxofone. No turismo participou na criação do Projeto do Vale da Uva e do Vinho em 1997. “Os desafios fazem com que nos sintamos mais úteis, e neste caso, sinto-me lisonjeado por ter sido escolhido para solidificar o conceito de que Videira tem grande potencial turístico e cultural para ser explorado”, destacou Schmitt.
De acordo com o secretário, levantamentos preliminares apontam que o setor turístico precisará de atenção redobrada, já que não há projetos nesta área. “Na área da Cultura existem projetos em andamento como as aulas de música e a Banda Municipal, por exemplo, mas para o Turismo precisaremos começar do zero e isto sem dúvida, vai demandar muito empenho”, revelou.
A primeira medidas adotadas por Schmitt será a estruturação da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, que foi criada no mês de fevereiro, através da Reforma Administrativa. Paralelo a isto serão elencadas as potencialidades latentes do município como o Observatório Astronômico Domingos Forlin, o Museu do Vinho, a Cidade da Criança, a Estação Ferroviária, o plantio de uva, o Balneário XV, entre tantas outras atrações que o município possui. “Além disso, queremos nos articular com todo o trade turístico, ou seja, vamos ouvir desde os donos de hotéis e restaurantes, até os donos de postos de gasolina e artesãos que recepcionarão os turistas que nos visitarem. De minha parte, podem esperar os melhores resultados, pois vou trabalhar respaldado pela credibilidade e seriedade do prefeito Wilmar Carelli”, concluiu.
Fonte:Silvia Palma
Assessora de Comunicação