Sul do país volta a registrar problemas com as chuvas

As áreas de instabilidade conhecidas por Complexo Convectivo de Mesoescala deram origem a uma frente fria e o resultado foi grandes temporais de ontem para hoje, não apenas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas como em boa parte da Argentina e Paraguai.

Segundo os meteorologistas da Somar, durante toda a madrugada foram registrados ventos fortes, principalmente nos Estados gaúcho e catarinense. Em Santa Catarina, as rajadas chegaram a 106km/h em Urubici e a quase 75km/h em Xanxerê, Caçador e no Cabo de Santa Marta. No Rio Grande do Sul, os ventos passaram dos 90km/h em Mostardas-RS e dos 75km/h em Frederico Westphalen, em Cruz Alta e Passo Fundo. Na capital Porto Alegre, o dia virou noite e a temperatura caiu 11°C em apenas uma hora.

O maior acumulado registrado até o momento foi em Santana do Livramento, com 52mm em apenas 12 horas, o que representa 32% da média de todo o mês de outubro. Ainda no Rio Grande do Sul, o volume de chuva das últimas 12 horas chegou a 54,2mm em São Luiz Gonzaga-RS (27% da média), 44,8mm em São Borja (28% da média) e a 39,6mm em Palmeira das Missões (23% da média).

Inúmeras de ocorrências foram registradas nos dois Estados por conta dos temporais que começaram ontem. Houve queda de granizo, de árvores, destelhamentos e milhares de pessoas ficaram sem energia elétrica. Nesta manhã, as Defesas Civis estão fazendo o levantamento dos estragos. Por conta das chuvas do dia 26 de setembro, ainda há 30 municípios em situação de emergência no Rio Grande do Sul e 68 em Santa Catarina.

A previsão para esta terça-feira é de mais chuva forte na região. De acordo com os meteorologistas da Somar, espera-se um dia completamente fechado no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina e chuvas alternadas com períodos de melhoria no Paraná. Em 24 horas, o acumulado pode chegar a 40mm no nordeste gaúcho, 30mm no sul catarinense e 20mm no nordeste paranaense. Além das chuvas, a temperatura despenca e a máxima não chega a 20°C na maior parte do Rio Grande do Sul, 22°C no sul de Santa Catarina e varia entre 24°C e 26°C no sul do Paraná. 
 
Fonte: Assessoría de Imprensa

 

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *