Porto Belo – Em alusão ao dia Nacional de Combate a Sífilis, 16 de outubro do município de Porto Belo, por meio da Secretaria de saúde e Saneamento estará desenvolvendo ações de promoção e prevenção à sífilis. O objetivo é mostrar que doença tem cura, mas que é preciso investir na prevenção com sexo seguro.
As ações serão desenvolvidas em todas as unidades de saúde do município, entre os dias 18 e 22 de outubro. Entre estas ações estão teste da sífilis e orientações sobre a doença.
A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela pode ser transmitida por meio de relações sexuais sem preservativos, transfusão de sangue contaminado e da mãe para o bebê, durante a gestação e o parto – conhecida como sífilis congênita.
A doença ainda é quatro vezes mais freqüente nas gestantes do que a infecção pelo HIV. Estima-se que, a cada ano, 48 mil gestantes estejam infectadas pela doença no País. Desse total, aproximadamente 12 mil crianças adquirem sífilis congênita.
A sífilis tem cura se o tratamento for feito tanto na gestante como em seu parceiro de forma adequada, interrompendo-se assim o ciclo da doença entre os parceiros e evitando a transmissão para o bebê. O exame é um direito da mulher durante o pré-natal e no parto.
O tratamento consiste no uso de penicilina, disponível na rede pública de saúde. Se a doença não for tratada adequadamente durante a gravidez, pode provocar a morte do bebê, ou deixar seqüelas, como má formação óssea, surdez e problemas neurológicos.
AI/Redação 24 horas