Florianópolis – A sessão de pré-estreia do filme de longa-metragem “Segurança Nacional – A Ameaça”, dirigido pelo cineasta catarinense Roberto Carminati, foi realizada ontem (10), no Teatro Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo do Governo do Estado em Florianópolis. Participaram do lançamento do filme diversas autoridades civis e militares. A produção, orçada em R$ 5 milhões, teve o apoio cultural do Governo do Estado e tem previsão de estreia no circuito dos cinemas logo após o carnaval do ano que vem.
O filme recebeu incentivo de R$ 500 mil do Governo do Estado através do Funcultural, aprovados em novembro de 2007 e captados junto à Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina. O restante do orçamento da produção foi captado junto a diversas empresas catarinenses através da lei federal de incentivo à cultura.
O filme foi contemplado através da política de tornar Santa Catarina mais conhecida no cenário nacional. Várias locações do filme foram realizadas em pontos turísticos conhecidos do Estado, como a Serra do Rio do Rastro e a Ponte Hercílio Luz, além de praias da Ilha. O consultor de assuntos culturais da Secretaria de Articulação Internacional, Edson Busch Machado, acompanhou a sessão de estréia e gostou do que viu. “O filme tem tudo para agradar o grande público e fazer sucesso”, avaliou ele, considerando que a produção vai contribuir para estimular o desenvolvimento do cinema no Estado.
O filme conta a história de um agente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que atua junto às Forças Armadas e a polícia para
defender as fronteiras do país contra a ameaça de um traficante de drogas, que coloca em risco toda uma nação.
Dirigido pelo catarinense Roberto Carminati e produzido em parceria com o paulista Érico Ginez, Segurança Nacional é um filme de ação que retrata de forma fiel o trabalho do Exército, da Força Aérea e da Abin. A produção conta com grande elenco e é estrelado e protagonizado por atores como Milton Gonçalves, no papel de presidente da República, Thiago Lacerda como agente da Abin, Ângela Vieira como diretora da Abin, Gracindo Jr. interpretando o senador Dauro, Aílton Graça como agente da Abin e Viviane Victorette no papel de namorada de Marcos, personagem de Thiago Lacerda.
O ator Thiago Lacerda, que interpretou o principal personagem do filme, esteve presente à sessão de pré-estreia, juntamente com a atriz Viviane Victorette. Dentre as autoridades que acompanharam a sessão estavam os generais de Brigada José Carlos de Nardi e Manoel Pafiadache, além do chefe do Estado Maior do Exército, general Darke Nunes de Figueiredo.
Fonte : Assessoria de Imprensa