São Paulo – Um apagão atinge várias regiões do País na noite desta terça-feira. Por volta das 22h13, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido em pelo menos quatro Estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas e Mato Grosso -, além do Distrito Federal. Ainda não havia informações se o apagão era total ou parcial, ou se outros Estados também foram afetados.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o apagão está sendo investigado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), mas ainda não há nenhuma informação sobre o assunto.
Lobão diz que queda de linha em Itaipu provocou apagão
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou que a queda de uma linha que transmite energia da Hidrelétrica de Itaipu acabou tirando todos os 14 mil megawatts gerados pela usina do sistema elétrico. Foi isso o que provocou o apagão que atingiu boa parte do País.
Segundo Lobão, o problema mais grave foi no Estado Rio de Janeiro, que ficou totalmente sem luz. Além disso, o apagão atingiu partes de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, e parte do Paraguai.
Pouco mais de uma hora após o início do apagão, o ministro disse que estava convencido de que a situação seria normalizada durante a madrugada. “Ainda esta noite deveremos ter resolvido isso”, disse. Segundo ele, àquela altura a energia já havia começado a ser religada ao sistema.
Além dos 14 mil MW de Itaipu, outros 3 mil MW foram derrubados. A explicação técnica é que, uma vez que uma linha sai fora do sistema, isso acaba gerando o desligamento de outras linhas de transmissão.
Leonardo Goy e Renato Andrade/AE