Um total de 36 professores de três escolas indígenas da etnia Xokleng participa nesta quarta (15), na quinta (16) e na sexta-feira (17), em Itapema, de Curso de Formação Continuada, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SED). "Além da formação de educadores o curso tem como objetivo a elaboração de um currículo específico para as unidades escolares xokleng", destaca o diretor de Educação Básica da Secretaria, Antônio Elízio Pazeto. A formação terá 24 horas presenciais no Hotel Beiramar, oito horas nas unidades escolares Vanheau Patê, Luzia Meiring Nunc Joonro e na Escola Indígena de Educação Básica Laklanô, localizadas em aldeias do município de José Boiteux, da regional de Ibirama.
Além dos professores, participam técnicos da Secretaria e da Gerência Regional de Educação (Ibirama) e da Fundação Nacional do Índio (Funai). No primeiro dia da formação, a partir das 8 horas, a mestre em Educação, Helena Alpini Rosa, falará sobre a Metodologia do Ensino de História. Na quinta-feira, o gerente de Ensino Fundamental da SED e doutor em Lingüística Aplicada, Isac Ferreira, abordará os temas Alfabetização, Língua Materna e Língua Portuguesa do Ensino Fundamental ao Médio. Na sexta-feira, a técnica da Secretaria Ana Luzia Nunes Caritá abrangerá o tema Currículo, levando em conta a concepção da Escola Indígena que deve ser comunitária, intercultural, bilíngüe, específica e diferenciada.
A iniciativa na realização do curso partiu da necessidade de atender a especificidade da educação escolar indígena, em especial, aos professores Xokleng que atendem cerca de 500 estudantes índios da Educação Básica e que há dois anos estão sem formação continuada. “O foco do curso é a escola de qualidade, respondendo os anseios e necessidades de cada povo indígena catarinense, com peculiaridades distintas e maneiras de fazer educação”, declara Pazeto.
Atualmente, a Secretaria da Educação atende 32 escolas indígenas das etnias Xokleng, Guarani e Kaigang, totalizando cerca de 150 professores e contemplando mais de 2 mil alunos, matriculados no ensino fundamental e no médio. Também oferece a modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Os dispositivos da Constituição de 1988, que deram sustentabilidade jurídica à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, garantem aos alunos índios um ensino capaz de preservar a cultura, especialmente no que diz respeito às características próprias de cada grupo nativo.
Serviço
Curso de Formação Continuada Para Professores Xokleng
Promoção: Secretaria de Estado da Educação.
Carga Horária: 48 horas
Data: 15 a 17 de abril.
Horário: 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
Local: Hotel Beira Mar, Itapema.
Contato: Ana Luzia Caritá – Cel. 8841-4546