quarta-feira, março 19, 2025

Alunos da rede municipal participam de avaliações da Provinha Brasil

ImagePiçarras – Além da prova elaborada pelo Ministério da Educação, alunos serão avaliados por um sistema municipal

Os alunos da segunda série do chamado novo ensino fundamental participam amanhã (15) da Provinha Brasil. A avaliação elaborada pelo Ministério da Educação (Mec) irá verificar o grau de alfabetização de alunos com idade entre seis e oito anos no ensino público. Na rede municipal de Balneário Piçarras, além dos alunos matriculados no segundo ano, as turmas da terceira e quinta séries terão seus conhecimentos testados por uma prova elaborada pela Secretaria Municipal da Educação (SME).

Os resultados das provas são disponibilizados pelo Mec para que a SME faça um diagnóstico do ensino fundamental e elabore suas políticas educacionais. A secretária da educação, Ireli Dos Santos Vieira, revela a importância da provinha: “Trata-se de um instrumento norteador de toda a política municipal para o ensino fundamental. Por isso iremos estendê-la, por nossa conta, para outras séries”.

De acordo com a diretora pedagógica, Jussander de Borba, nesta edição da Provinha Brasil os alunos irão responder questões objetivas de leitura. “Iremos verificar se o aluno reconhece o alfabeto, fonemas e grafemas. A prova também testa a noção de quantidades números e símbolos da língua portuguesa”, explica. Outra avaliação será realizada no final do ano para verificar o desempenho das turmas.

A novidade este ano é a inclusão da terceira e quinta séries na provinha. O objetivo da SME é incrementar os dados da provinha. A equipe pedagógica, que elaborou as provas, irá seguir o mesmo padrão empregado pelo Mec. As questões objetivas irão verificar o raciocínio lógico, interpretação, leitura e produção de textos. “Será uma oportunidade para avaliarmos também o desempenho das turmas de quinta série que tem a presença do professor mediador em sala de aula”, explica a secretária.

Professor Mediador

O programa de mediação nas turmas de quinta-série do ensino fundamental foi implanto no início desse ano pela Secretaria Municipal da Educação e tem como finalidade interligar as disciplinas e preparar estudantes e professores para os novos desafios da educação.

Nas turmas em que o projeto está sendo implantado, um professor monitora todas as aulas e dá suporte aos educadores das demais disciplinas. “Ele tem a missão de reduzir o choque que a passagem da quarta para quinta série causa em muitos alunos”, resume a diretora pedagógica, Jussander de Borba.

Fonte : Assessoria

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...