Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que ocorrerá no próximo domingo (5), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável realizará uma programação especial, com palestras e seminários. Na segunda-feira (6), às 14h30, a Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente estará em Antônio Carlos para abertura dos trabalhos no município. A primeira palestra será proferida pelo major da Defesa Civil, Sérgio Murilo, sobre a importância do órgão na comunidade e sua relação com o meio. Em seguida, o engenheiro ambiental, Victor Speck, falará da Lei no 12.305, relativa aos resíduos sólidos. “Abordaremos questões de gestão e gerenciamento, como redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final adequada dos rejeitos”, comenta Speck.
Na quarta-feira (8) acontece o 2º Seminário Regional de Educação Ambiental, a partir das 8h30, no auditório da Fecomércio. O evento contará com debates sobre florestas tropicais, recursos sólidos e hídricos, além da apresentação cultural “Chico e Benta vão pescar”. Para a gerente de Planejamento e Educação Ambiental e presidente da Comissão Interestadual de Educação Ambiental (CIEA), Rejane Varela, o seminário é uma maneira de motivar os Grupos de Trabalho de Educação Ambiental (GTEAs).
Encerrando a semana, na sexta-feira (10), às 14 horas, haverá o Encontro Estadual de GTEAs. A conferência, que será realizada no auditório da Secretaria da Agricultura e da Pesca, reunirá os dez grupos, que visam a promoção e descentralização das atividades de educação ambiental em Santa Catarina. “Os GTEAs são divididos pelas bacias hidrográficas do nosso Estado”, explica Rejane. Segundo ela, o encontro é fundamental para criar planos de atividades para o ano, obtendo informações e mensurando dados das regiões. Ainda no evento, será exibido um documentário gravado em vários países sobre aquecimento global e mudanças climáticas através dainteração de fatores determinantes, como energia, fronteiras agrícolas,bio-combustíveis, desmatamento, segurança alimentar, entre outros.