Saúde promove Atualização em Mastologia, em parceria com o Hospital Sírio Libanês

Florianópolis – A Maternidade Carmela Dutra, da Secretaria de Estado da Saúde, está oferecendo nesta sexta-feira (1), em parceria com o Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa, um Curso Intensivo Avançado de Atualização em Mastologia. A capacitação vai até as 18h no Hotel Majestic, em Florianópolis. Coodenado pelos médicos Carlos Gilberto Crippa e Alfredo Carlos Barros, o Curso deve reunir cerca de 100 profissionais que atuam no atendimento de mulheres com câncer de mama. De todos os novos casos de câncer, 22% são de mama. Além da alta incidência, principalmente após os 35 anos, a doença também permanece com elevada taxa de mortalidade. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Uma das formas mais efetivas para melhorar esse prognóstico é o diagnóstico precoce. Em Santa Catarina , a Secretaria de Estado da Saúde praticamente duplicou a oferta de mamografias. “O número de exames oferecidos, pelo SUS, era em julho deste ano similar à quantidade de exames oferecidos ao longo de todo o ano de 2008” , observa o secretário Hess de Souza. Desde 2008, foram feitos 363 mil exames do gênero, pelo SUS, em 41 cidades do Estado. Diagnosticada e tratada a doença, é hora de recorrer à mastologia, para a reconstrução da mama retirada. Em Santa Catarina , desde 2008, foram realizadas 820 cirurgias plásticas mamárias pelo Sistema Único de Saúde. As técnicas e os recursos utilizados nestes procedimentos vêm sendo constantemente aprimorados, o que justifica a Atualização Avançada a ser oferecida nesta sexta-feira.

A programação inclui palestras sobre O que há de novo em doenças benignas das mamas, Genética, epigenética e formação do câncer de mama, Ultrassonografia mamária: indicações e interpretação, Terapia redutora de risco para câncer de mama, Mamografia: indicações e interpretação, Biópsia cirúrgica de lesões não-palpáveis, Carcinoma ductal in situ de mama, Assinaturas genéticas e história natural do câncer de mama, Ressonância magnética mamária: fundamentos, indicação e interpretação; Cirurgias conservadoras e mastectomias: escolhas e detalhes técnicos, Biópsia de linfonodo sentinela em situações controversas, Integração dos métodos de imaginologia mamária, Radioterapia intraoperatória em dose única: técnica e resultados, Terapia de reposição hormonal e câncer de mama.

O Curso Intensivo Avançado de Atualização em Mastologia representa mais uma iniciativa dentro da parceria que o Hospital Sírio Libanês (HSL) mantém com o Sistema Único de Saúde há vários anos. Em 2009, por exemplo, o Ambulatório de Filantropia do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês realizou, em São Paulo , 273 cirurgias de câncer de mama em mulheres encaminhadas pelo SUS. Após a cirurgia, as pacientes ainda recebem acompanhamento integral, que inclui a cirurgia de reconstrução e o atendimento interdisciplinar.

AI/Redação 24 horas

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *