Maracajá – A população maracajaense já conta com clínicos gerais das 8h às 22 horas na Unidade de Saúde da Vila Beatriz. De acordo com o diretor de Saúde, Vilmar Leandro, após a contratação de novos médicos, a rede básica de Saúde de Maracajá passa a oferecer profissionais nos três períodos.
Atualmente integram o corpo clínico de Maracajá três clínicos gerais, dois psicólogos, um ginecologista, um pediatra, um psiquiatra e dois fisioterapeutas. A mais recente contratada foi a médica Carolina Medeiros Spillere, que iniciou o atendimento nesta semana. A médica Marília Cechinel Goulart e o médico Jader Mickael Souza, todos clínicos, já faziam atendimento. “Tivemos dificuldade em encontrar novos médicos para trabalharem no setor público, mas agora estamos com o quadro completo”, destaca o diretor de Saúde.
Vilmar também ressalta ainda que a chegada dos novos médicos será fundamental para redirecionar o modelo de atenção à saúde da família. “Com a vinda destes médicos vamos redirecionar o modelo de atenção à saúde com ênfase na Atenção Básica”, destaca.
Agendamento de consultas
Em Maracajá as consultas com os clínicos gerais e as sessões de fisioterapia são agendadas por meio do Sistema de Regulação (Sisreg), a marcação de consultas e exames online.
O Sisreg é um sistema on-line, criado para o gerenciamento de todo complexo regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.
Segundo o diretor de Saúde de Maracajá, o paciente que necessita de uma consulta de rotina vai até a Unidade de Saúde e marca a consulta num prazo máximo de 15 dias. Já as emergências são atendidas na hora, sem agendamento.
No caso da fisioterapia, com o agendamento, houve uma redução de 60% na fila de espera, já que agora após a sessão do dia o paciente marca a próxima e assim otimiza o atendimento.
Itaionara Recco
ai/UNO