Criciúma – O número elevado de casos de catapora registrados este ano em Criciúma deixou a secretaria do sistema da saúde, por meio da vigilância epidemiológica em alerta para combater o surto da doença. Frente a esta situação a equipe da secretaria orienta para que, a partir do início dos sintomas, a população deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para consulta médica e diagnóstico do caso; evitar a automedicação; manter cuidados básicos de higiene com banhos diários, corte e limpeza de unhas; manter ambientes ventilados e arejados; não coçar e perfurar as vesículas; afastar-se por dez dias de atividades como escolas, creche, trabalho, a partir do início dos sintomas e evitar o contato do doente com gestantes.
Conforme o secretário do sistema da Saúde, Silvio Ávilla Junior, cabe, ainda, ressaltar que a grande maioria dos casos evolui de forma benigna, porém os cuidados devem ser mantidos, para prevenção de complicações e óbitos. “Deliberamos, para que os casos notificados, sejam acompanhados diariamente. Todas as enfermeiras estão capacitadas e atentas”, disse o secretário.
Este ano o Ministério da Saúde já divulgou situação de surto epidêmico de varicela no país, em virtude do grande quantitativo de casos notificados e a situação de Criciúma não é diferente da situação do país, pois até o momento, mais de 850 casos já foram notificados no município, incluindo três óbitos de crianças por complicações decorrentes da varicela.
A varicela é uma doença viral que se caracteriza pelo surgimento de febre e vesículas bolhosas na pele, que evoluem para pústulas e posteriormente para crostas, muitas vezes sendo acompanhada de coceira. O agente etiológico é o vírus varicela-zooster. A transmissão se dá por contato direto pessoa-pessoa ou por meio de secreções respiratórias.
As complicações mais comuns são: encefalite ou meningite, infecção generalizada e infecções secundárias de pele. O tratamento da varicela é sintomático e em situações especiais o profissional médico poderá fazer uso de outras medicações, caso necessário.