terça-feira, janeiro 21, 2025

Balneário Camboriú alerta sobre os cuidados com Caramujo Africano

Balneário Camboriú – A Secretaria da Saúde e Saneamento de Balneário Camboriú, através do Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU), alerta a comunidade sobre os cuidados com o caramujo africano.

De acordo com a coordenadora do CCPU – Geosí de Lima Matos, a situação dos caramujos africanos está sobre controle na cidade, mas mesmo assim é preciso a conscientização da população para evitar uma proliferação do molusco. “Alguns fatores como a ocorrência das fortes chuvas, o acúmulo de lixo e entulhos nas residências favorecem o surgimento do caramujo, assim como ratos e baratas – os terrenos baldios e as áreas de vegetação são os principais locais onde são encontrados”, explica a coordenadora.

Ao receber as reclamações, o CCPU faz a vistoria do terreno e localiza o proprietário, onde são repassadas as orientações sobre os procedimentos corretos para a eliminação do caramujo africano e no mesmo momento é feita à intimação para efetuar a limpeza do local. “Caso não ocorra no prazo determinado, o mesmo é infracionado”, aponta. Em alguns casos o CCPU trabalha em conjunto com a Secretaria de Obras para realizar a limpeza e a exterminação do molusco. A equipe de profissionais do CCPU atende de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, o telefone para denúncias ou orientações é (47) 3366 4593.

Alguns cuidados para o controle do Caramujo Africano:

– Não aplique qualquer tipo de veneno, pois a toxidade dessas substâncias pode comprometer o solo e a vegetação do local;

– O uso do sal também não é recomendado, porque o seu excesso pode prejudicar o sole e o plantio;

– A principal providência a ser tomada é a catação manual com o uso de luvas ou sacos plásticos. A catação deve ser realizada de preferência no início da manhã ou ao final da tarde, horário em que o caramujo está mais visível por se alojar em ambientes úmidos e por se esconder do sol;

– Após a catação os caramujos devem ser incinerados (queimados) com a maior segurança possível;

– Em seguida devem ser esmagados, pois a sua concha pode acumular água e servir de abrigo para as larvas do mosquito da dengue;

– Por último, é necessário enterrar os caramujos e aplicar cal virgem no solo antes de despejá-los no mesmo. Este procedimento deve ser realizado longe de redes de captação de água, poços ou mananciais.

Mais informações no Centro de Controle de Pragas Urbanas, com a coordenadora Geosí de Lima Matos. Dúvidas no Setor de Comunicação Social, (47) 3261 6254.

Mirian Coelho
UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...