São Lourenço do Oeste – A Secretaria Municipal de Saúde de São Lourenço do Oeste, lembrou o Dia Mundial da Aids usando a fita vermelha retorcida formando um pequeno “A” que representa a solidariedade e a luta contra a doença e principalmente contra o preconceito das pessoas portadoras. Embora não foi realizada nenhuma campanha específica no município durante este dia, o uso da fita lembrou os pacientes e visitantes das unidades de Saúde de São Lourenço do oeste, que é preciso estar vigilante principalmente na busca por informações sobre a e cuidados com a Aids.
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi criado para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas. Foi a Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu a data de 1º de dezembro.
A decisão foi tomada em outubro de 1987 e no Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988 por decisão do Ministro da Saúde.
As ações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids deste ano estarão voltadas para os profissionais de saúde da rede pública, com ênfase no diagnóstico precoce do HIV.
Para marcar essa data, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica por meio da Gerência de Vigilância das DST/HIV/Aids, conclamou a todos os profissionais de saúde, para engajarem-se na esta causa. O tema do Dia Mundial de Luta Contra a Aids será incorporado nas ações desenvolvidas durante ano de 2011.
Neste ano, o Público Alvo da campanha, são os profissionais de saúde, com ênfase no diagnóstico precoce do HIV.
ai/UNO